Os ingleses, craques em cavar túneis e fazer escavaçōes profundas abaixo da superfície do solo, estão exportando seus conhecimentos técnicos para o Brasil. O consultor britânico Martin Knights está de viagem marcada para o Rio de Janeiro, para dar sua contribuição ao projeto de extensão do metrô carioca, que vai ligar Ipanema à Barra da Tijuca, beneficiando milhares de pessoas que se deslocam diariamente entre as zonas oeste e sul da cidade.
Knights, o especialista que viaja para o Rio, é ex-presidente da International Tunneling and Underground Space Association e foi um dos responsáveis pelo projeto do túnel Cern, nos Alpes. E os ingleses entendem mesmo de túneis subterrâneos. Atualmente, em Londres está sendo desenvolvido o gigantesco projeto Crossrail, que prevê novas e importantes ligaçōes no centro da capital. A construção de mais de 32 quilômetros de túneis exige enorme cuidado e a supervisão de um time de arqueólogos; no local já foram encontrados crânios e ossos, parte de um grande cemitério do século XVII. Previsto para ser inaugurado em 2018, Crossrail tem um investimento de 14,8 bilhões de libras (cerca de 22,7 bilhões de dólares).
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Túnel sob Rio Thames data do século XIX |
Mas esse não é o primeiro grande projeto subterrâneo que os britânicos desenvolveram. Em 1843 (veja só !) foi inaugurado o túnel sob o rio Thames, primeiro projeto do tipo no mundo; o metrô londrino começou a circular em 1863 e o Eurotúnel (túnel ferroviário submarino de 50,5 quilômetros, ligando a Inglaterra à França) foi inaugurado em 1994.
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