LIVERPOOL : ONDE MORAR ?


Muita gente que planeja vir morar em Liverpool me pergunta: qual é a melhor área da cidade para viver - o centro da cidade ou um bairro mais afastado e residencial ? Bem, depende da prioridade da pessoa;  ambas as opçōes oferecem vantagens e desvantagens.

O centro de Liverpool é muito procurado por aqueles que desejam a praticidade de morar perto das universidades em que estudam ou das empresas em que trabalham. Há uma tremenda oferta de apartamentos para aluguel nessa área - pequenos estúdios, com apenas um quarto, para quem deseja morar sozinho; apartamentos maiores, compartilhados por duas ou mais pessoas - em prédios modernos ou históricos ( que foram reformados, é claro).  


Centro de Liverpool: comércio, pubs e restaurantes
O centro é também o local ideal para aqueles que desejam estar perto do agito comercial da cidade. No centro se localizam as melhores lojas de departamento - como John Lewis e M & S  - e também as de moda jovem (Topshop, River Island etc) e de grifes famosas (Armani, Michael Kors entre outras). O centro de Liverpool oferece também muitos pubs, restaurantes e livrarias bacanas.  E, claro, é onde localiza-se a maioria dos pontos turísticos da cidade - como museus, galerias de arte e catedrais. 


Centro de Liverpool é onde se localizam pontos turísticos como o
Albert Dock, o Liver Building e a estátua do príncipe Albert

Por outro lado, o centro da cidade não é o lugar ideal para quem filhos. Não há escolas na região nem parques onde a criançada possa brincar ou fazer esportes. 

Já os bairros mais afastados do centro (conhecidos como suburbs) são predominantemente residenciais, com grande oferta de casas espaçosas, geralmente localizadas perto de algum parque. Há boas escolas públicas para as crianças e um bom comércio local, que supre muito bem as necessidades do dia-a-dia - tipo supermercados, bancos, restaurantes e pubs. 

O bacana de morar num bairro essencialmente residencial é poder conhecer melhor os vizinhos - pode parecer um cliché, mais existe sim essa filosofia de participar da community life. Os moradores gostam de se reunir em clubes de leitura de livros ou grupos de jardinagem. E, por isso mesmo, é mais fácil vivenciar tradiçōes britânicas como, por exemplo, ajudar a montar ( e não apenas ver)  fogueiras no Bonfire Night (leia sobre essa data especial aqui). 


O lindo Sefton Park é o playground dos moradores
que vivem nos bairros da região sul da cidade

Entre esses bairros, posso citar Aigburth, Woolton (sul da cidade), Crosby, Formby (no norte) ou New Brighton e Wallasey (na região conhecida como Wirral - localizada do outro lado do rio Mersey, que banha a cidade).  

Esses bairros são afastados do centro, mas o sistema de transporte público (ônibus ou trem ) é eficiente. Então, não há stress para aqueles que não tem carro e têm que trabalhar ou estudar no centro. Aliás, conseguir uma vaga ou estacionar o carro no centro da cidade é uma chatice - o motorista tem que ficar de olho no parquímetro para não levar uma multa, como expliquei aqui.

Gostou? Compartilhe:

13 comentários:

  1. Olá querida.. Os alugueis destes bairros mais afastados... Perto de parques para a criançada... São muitos caros??? ou razoáveis...? Casa simples não muito grande... irei para Londres mas ainda estou verificando bairros e cidades... caso possa me ajudar a este respeito... bjuu obg.

    ResponderExcluir
  2. Os alugueis no Bairro de Anfield é caro ?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Minha duvida é a mesma do comentário acima. Qual o lugar onde eu não gaste tanto para morar? O mais em conta independente do lugar??

    Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o aluguel é um dos itens mais importantes no custo de vida. Há MUITA opção de imóveis para alugar em Liverpool - e como eu expliquei no post, a escolha do lugar depende do estilo de vida do morador...

      Excluir
  5. Olá Claudia, estou indo fazer um intercambio em liverpool e gostaria de saber se existe algum site, ou alguma comunidade de estudantes onde eu possa ver vagas disponíveis em repúblicas ou coisas do tipo. você tem alguma informação sobre isso? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. CLAUDIA BOM DIA

    COMO E A DEMANDA DE TRABALHO AI EM LIVERPOOL ?? EM CUMBRIA, E ESTOU RETORNANDO E ESTOU PROCURANDO NOVOS ARES KKKK

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  7. Pessoal boa tarde
    quero muito ir para Liverpool estudaringlês e trabalhar se possivel na minha área como estagiária ou projetista, pois sou arquiteta, podem me dar dicas, fui numa agencia de intercambio e sai de lá assustada rs

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!! Estamos pensando em ir de mudança do Brasil para Liverpool... qual região seria mais apropriada para ir com as crianças com relação à escola? AS idades deles seriam 10, 5 e 2 anos! E as escolas são públicas? São totalmente grátis?

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem?

    Anfield é um bom bairro para se morar?

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem?

    Anfield é um bom bairro para se morar?

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem?

    Anfield é um bom bairro para se morar?

    ResponderExcluir
  12. Olá Claudia,

    Tudo bem?

    Estou procurando apartamentos em Liverpool, pois estou indo para fazer meu mestrado. Voce tem algum site que indique para procura?

    ResponderExcluir