A VERDADE SOBRE MORAR NA INGLATERRA


Eu recebo semanalmente de-ze-nas de emails de leitores que, muito decepcionados com o Brasil, desejam morar em um outro país - como a Inglaterra. Eles me pedem dicas sobre trabalho, salário e custo de vida por aqui. O que digo para todos é o que vou tentar resumir agora. 

A realidade de morar na Inglaterra tem dois lados...

O lado bom:

1. O serviço britânico público de saúde  (National Health System, conhecido simplesmente como NHS) é excelente. O atendimento, a eficiência e a organização estão a milhōes de anos de luz do sistema público de saúde no Brasil. É claro que o acesso a esse sistema é restrito aos residentes legais no país ( salvo em caso de um turista precisar de uma emergência médica). 

2. Para quem aprecia, a vida cultural na Inglaterra é fantástica. Há muitas opçōes de museus, castelos, galerias de arte, peças de teatro, shows etc - e não apenas na capital. Todas as cidades de porte médio oferecem permanente e interessante agenda cultural. E mesmo os vilarejos contam com suas feiras, festas e atraçōes locais. 

Mas, infelizmente - e aí já vou mencionando o outro lado dessa moeda -  muitas dessas opçōes, como espetáculos teatrais e de ballet, não são grátis, é claro. (Vale dizer que no caso dos museus públicos, por exemplos, a visita ao acervo permanente é grátis; porém o ingresso às exibiçōes temporárias são geralmente pagas). Ou seja: muitos brasileiros que vivem aqui não têm dinheiro para apreciá-las. Não têm dinheiro, nem tempo...

3. Tudo na Inglaterra é mais organizado e prático que no Brasil. O cidadão não enfrenta uma burocracia estressante no seu dia-a-dia como acontece muitas vezes no Brasil. Resolver um assunto numa repartição pública, por exemplo, é algo relativamente fácil.

4.O contribuinte é respeitado. Se você compra algo que apresenta defeito ou não corresponde às suas expectativas, você volta na loja e troca o produto ou ainda devolve o produto - contanto que você apresente nota fiscal e o produto tenha etiqueta - sem estresse.

5. O transporte publico funciona - e é muuuuito bom não ser escrava do carro. Na Inglaterra - assim como em muitas cidades da Europa -  o trem e o metrô são eficientes e facilitadores da vida do cidadão. Concordo inteiramente com o post publicado no ótimo blog Virando Gringa : "... Eu aprendi que carro é luxo. Carro é pra ser usado naquelas distâncias mesmo longas, tipo viagens de uma cidade pra outra. Sabe porquê? Transporte público funciona. E a bicicleta é uma alternativa de transporte realmente viável, não apenas um luxo de alguns grupos ousados de pessoas, como no Brasil." 

Eu já tinha feito uma reflexão semelhante aqui.

6.  Não há violência no nível do Brasil. Assalto à mão armada no meio da rua, roubos de carros, arrastão na praia - essas coisas não acontecem no dia-a-dia.

7. O custo de vida na Inglaterra ė menor que no Brasil. É sim, eu garanto. O conceito 'custo de vida' considera a moeda do salário local do trabalhador (ou seja: se você mora no Brasil, o real; se mora na Inglaterra, a libra; se mora nos Estados Unidos, o dólar - e assim por diante) + os gastos com habitação, educação, saúde, lazer, impostos, serviços  + a qualidade desses serviços. Pois bem, se compararmos os gastos mensais de um trabalhador inglês e de um trabalhador brasileiro que ganhem exatamente a mesma quantia ( por exemplo, mil libras / cerca de 4,7 mil reais) dá para perceber que, na ponta do lápis, o cidadão inglês sai ganhando. (Expliquei isso nesse post aqui.) 


8. Um dos motivos que leva o cidadão a ter segurança em relação ao custo de vida é o fato que aqui não há inflação 

Mas como nem tudo na vida são flores... 

O lado complicado de morar na Inglaterra:



1. A competiçao por trabalho é grande - há muitos imigrantes legais, vindos de países da Comunidade Europeia, que vêm em massa para a Inglaterra atrás de trabalho. Milhares de poloneses e portugueses, por exemplo, deixam seus países para tentar a vida por aqui. Mas esses imigrantes vindos da Comunidade Européia são imigrantes legais, com direito a trabalhar e até a conseguir benefícios sociais.

Só para dimensionar: segundo o último censo, há 7,5 milhoes de imigrantes vivendo na Inglaterra e no País de Gales atualmente - número duas vezes maior que há dez anos e que representa 13% da população desses dois países.

2. Muitos imigrantes legais só conseguem emprego num esquema conhecido como ' zero hour'. Nesse esquema, o empregador não é obrigado a providenciar um número mínimo de horas de trabalho para o empregado. E o funcionário, por sua vez, não é obrigado a aceitar o número de horas oferecido. É um esquema de trabalho que, na prática, faz com que e o empregado nunca saiba quantas horas vai trabalhar por semana e, consequentemente, quanto receberá de salário na semana. A firma faz contato com o empregado um dia ou dois antes e acerta as horas de trabalho para aquela semana. Não é o melhor dos mundos, não é mesmo?

3. Engenheiros, médicos, advogados e outros profissionais brasileiros precisam ter seus diplomas revalidados - processo lento e caro. Não dá para simplesmente chegar aqui, mostrar seu diploma de enfermeira de uma universidade brasileira, por exemplo, e achar que vai ser contratada...

4. Viver em Londres - onde muita gente sonha - é caríssimo. O aluguel é mesmo absurdamente caro - escrevi alguns posts sobre isso...

5. O frio é de amargar mesmo. Faz um frio brabo de novembro até o final de março. Sem contar a chuva, o vento e os dias eternamente cinzentos. Só a partir de abril é que começa a melhorar.

Gostou? Compartilhe:

68 comentários:

  1. Mesmo com a dificuldade na parte de competitividade nos empregos, se tem como ficar no país legalmente não se compara em qualidade de vida. Os preços acessíveis e justos. Infinidade de produtos "importados" com preço de nacionais. É um mundo totalmente diferente do que temos no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico triste com os brasileiros que vão morar no exterior, e só falam mal do Brasil, aqui nada presta e no exterior é tudo perfeito não existe problemas e todos são felizes para sempre.

      Excluir
  2. Bom Dia....Otimo texto...Parabens!1 Morei em Londres por dois anos e vi algumas coisas que voce disse...Outro dia estava olhando o site do TESCO e vi que os preços das coisas continua o mesmo!!!! E lá se vão 3 longos anos que voltei ao Brasil...A qualidade de vida é muito melhor em Londres, não temos aquela rotina de perder 2 horas por dia para ir e voltar do trabalho...Entre outras coisas...Londres é um local único para se viver, quem tiver a oportunidade de conhecer, morar...VÁ!!! :) Infelizmente estamos muito distantes dessa realidade no Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não há inflação por aqui, por isso o preço dos produtos no supermercado são sempre os memos ! Uma tranquilidade ... e uma realidade bem diferente da do Brasil. E, sim ! Londres é uma cidade maravilhosa - sempre que posso passeio por lá. Infelizmente, é muito cara...

      Excluir
    2. Nao entendi muito bem isto mas foi apenas londres que saiu da união européia certo ? E ainda quem tem nacionalidade portuguesa consegue morar na Inglaterra?

      Excluir
    3. amigos, eu morei em varios paises, e sei o que estou mencionando, a europa tem que ser sim melhor, porque esta a frente de qualquer parte do mundo a mais de 30000 mil anos, o BRASIL TEM APROX. 500 ANOS E NOS SABEMOS AS DIFICULDADES,, MAS EM VISTA DE ANTES MELHOROU MUITO. A NOSSA AMIGA DISSE NA PRIMEIRA VEZ Q LONDRES NAO E CARO, ME PERDOE, ESSA INFORMAÇAO NAO BATE, PORQUE NA PARTE INFERIOR DO COMENTARIO ELA MESMO DISSE Q O CUSTO DE VIDA E CARO.. ENFIM LA TUDO E ORGANIZADO, MAS E CARO SIM P SE VIVER,, VALE A PENA VC TER UMA EXPERIENCIA E QUEM SABE MORAR P VC TRAZER EXPERIENCIA P NOS, E NAO DEIXAR SUAS RAIZES P TRAZ,, SAIBA QUE NOS BRASILEIROS AINDA QUE DOMINARMOS BEM O IDIOMA, E MUITO DIFICIL VC TRABALHAR COMO OS LONDRINOS TRABALHAM,, SE VC SABE CONSTRUÇAO DO SISTEMA DELES E FALA INGLES AS COISAS PODEM TOMAR OUTRO RUMO.. LA NAO E MESMO UM MAR DE ROSAS,, PORQUE VC ESTA ADENTRANDO EM OUTRA CULTURA


      Excluir
    4. Olha os estados unidos é quase tão novo quanto o Brasil e no entanto está muito a frente da Inglaterra que vc diz que tem que ser melhor , muita prepotência e pouca inteligência emocional

      Excluir
  3. Olá, eu e meu marido estamos querendo nos mudar para a Inglaterra, estamos nos planejando pesquisando.
    gostaria de saber em qual cidade você mora.
    desde já obrigado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lanay. Eu moro em Liverpool, noroeste da Inglaterra. Cheque a página sobre a autora para mais detalhes. Bj

      Excluir
    2. Quais seriam
      Uma moradia legal lá ?
      E como seria no caso ilegal ficar lá é atoa trabalhando ? Não pode ter nada em um contexto geral ?

      Excluir
    3. Cláudia bellizzi vc pode atender no pv? Como consigo seu contato?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Cláudia poderia deixar seu email?

      Excluir
    6. Cláudia poderia deixar seu email?

      Excluir
  4. Bom dia Claudia! Meu nome é Manuel moro no Brasil e estou inclinado a ir morar na Inglaterra! É uma atitude inusitada mas quero amadurecer a idéia e tentar captar informações sobre os pós e contras. Estou lendo seu blog e achei muito interessante vc disponibilizar seu tempo para ajudar as pessoas que querem mudar de vida e principalmente de País. Me oriente se puder. Sou arquiteto e urbanista, Casado com filhos 19, 16 e 15 anos. Na verdade aqui no Brasil com toda essa corrupção e mercado de trabalho enxuto na área da construção civil, na verdade cansei dessa vida. Aqui no Brasil trabalho empregado em uma Construtora, mas, sempre trabalhei como uma segunda opção com Confeitaria (tortas, bolos, salgados para festas), e é essa área gastronômica que me dá prazer. Lhe pergunto, é difícil nos estabilizarmos trabalhando com confeitaria aí na Inglaterra! Qual seria a melhor cidade para vivermos e se de tudo não conseguir me firmar em uma de minhas áreas que tipos de trabalhos posso me sujeitar para me manter e fincar raíz neste País? Obgdo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sou formado em administração aqui no Brasil, sou Bacharel, vc sabe me dizer se consigo validar meu diploma na Inglaterra? seria para poder estudar e trabalhar, tenho cidadania italiana.

    ResponderExcluir
  6. Olá Claudia, sou mais um brasileiro interessado em morar na Inglaterra, em especial em Liverpool, para trabalhar como taxista, existe um site(guia) que me oriente no passo a passo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Olá Cláudia... Meu nome é Fábio e acabei de passar por um processo seletivo relâmpago (14 dias entre o primeiro contato e o fechamento da oportunidade) para trabalhar em Hook (21 milhas de Londres). Trabalho há mais de 15 anos com informática e tenho um inglês intermediário para conversação. Você acredita que terei muita dificuldade em me adaptar por lá por conta do inglês? Os britânicos tem paciência em se comunicar como temos com os gringos que vem para o Brasil? Estou muito ansioso e já estou de mudança em 3 semanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, Fabio e Vinicius! Meu marido recebeu uma oferta de emprego na área de gerenciamento de projetos, a empresa quer que ele compareça pessoalmente e vai dar as passagens e estadia para ele poder ir. Como foi a entrevista de vcs? Via Skype ou presencial?

      Excluir
  8. Sou Portugues e vivo em inglaterra, na verdade vou-me embora mto em breve, quero apenas dizer que é verdade ha muitos contratos 0 horas mas isso é somente atraves de agencias de trabalho, enviem cv directamente as empresas e se conseguirem o trabalho assinam logo contrato de 35 ou 40 horas, mas se falarem Frances, Alemao, Holandes, ou outra lingua de qualquer outro pais nordico, nao percam tempo, ganham muito mais ex:franca ordenado minimo 1500euros vs inglaterra min 7.20 libras por hora, se fizerem 40 horas semanais e com o tax recebem 250 libras semanais 1000 ao mes o que da 1200 euros, amigos meus na alemanha franca e dinamarca estao ganhando em torno dos 3500 euros. E isso das ruas serem muito limpas nao sei que inglaterra é essa, eu vivi em Ipswich e agora Milton keynes e numca vi um pais tao sujo, o Ingles é a raca mais porca que eu ja vi, o frio é de estalar os ossos, mas para quem nao têm trabalho no seu país, é uma boa opcao emigrar para aqui, em 2 ou 3 semanas no maximo estao a trabalhar, mas para trabalhar numa area especializada, alem de muito dificilmente aceitarem o diploma(a menos que seja na area da saude e poucas mais) tem de ter um ingles fluente, e aviso desde já que aqui ha regioes que é dificil perceber o ingles deles a principio, mas depois o pessoal acostuma-se Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Hernane , meu nome é Nayara, tenho 25 anos, vc sabe se eu tiver um curso de gastronomia aqui do Brasil eu consigo emprego facilmente em algum restaurante aí?

      Excluir
  9. Olá, eu tenho 16 anos e tenho o sonho de viver em Londres, contudo eu não tenho cidadania para a UE, logo eu acredito que só posso morar aí à trabalho (se tiver outros modos, por favor, me diz). Vou fazer a faculdade no Brasil e gostaria de saber quais são as áreas profissionais que aí mais necessita, ou seja que eu conseguiria, facilmente, um emprego para morar na Inglaterra. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação tenho 16 anos também e gostaria de receber essa informação!!!

      Excluir
    2. Sem cidadania é difícil conseguir emprego a menos que você tenha um conhecimento muito especializado, monte um negócio aqui ou pague um curso. A primeira das opções é a mais barata. Pessoas com formacao forte em ciências exatas são muito requisitavas por aqui. Não é o caminho mais fácil, mas a recompensa é grande.

      Excluir
  10. Olá, meu Nome é Beatriz, estava pesquisando e pensando em ir para Inglaterra,á trabalho e estudos. mas queria saber se é mesmo tão difícil conseguir ser legal aí.

    ResponderExcluir
  11. http://adf.ly/1aK8ZW

    ResponderExcluir
  12. Tenho 34 anos atualmente, sou formada em adm, logo não tenho grandes expectativas, visto que não é curso de engenharia, por exemplo. Pela idade fica complicado ir como estudante ou como au pair. Existe alguma possibilidade de eu morar na Inglaterra, em qualquer cidade? Eu não quero ir pra conseguir dinheiro ou algo assim, iria pq amo a cultura da Inglaterra. Não vejo opções. Vc me dá alguma ideia? Muito obrigada.

    Marcela

    ResponderExcluir
  13. No número 4, no Brasil também é assim...

    ResponderExcluir
  14. Well....
    Pensei que faria jus ao titulo da matéria....

    Que de nem todos os brasileiros que vive na Inglaterra, hoje alias a maioria esta de forma "irregular" no pais e o sistema sabe.
    Acredita se que haja 200 mil brasileiros na velha Inglaterra e isso é.... A maioria é ilegal.

    A verdade quanto a morar em Londres é a seguinte:
    Voce chega com um visto de turista e desaparece na cidade expirando seu visto e se tornando um cidadão "Europeu" rsrsss comprando por 200Libras um passaporte falço, 10o libras uma carteira de ID falça, comprovante de endereço por 50 libras e até uma conta no banco por 300 libras e o tal do (insurance number).. ai parceiro! Já erá! Voce conhece o outro que conhece o outro que conhece o outro e logo logo ja esta dividindo aluguel em um quarto imundo cheio de bedbugs por todos os lados..rsrsrs Da nada..rsrs
    Voce vai amanhecer e anoitecer em uma pia de um restaurante imundo e ser um escravo tempo integral nesse lugar e ser humilhado por bastardos vindos de tudo quanto é lado da europa, FUDIDOS como agente.... e que se acham Britanicos E FICA AQUELE JOGO: Ele sabe que voce é ilegal mas nao tem como provar e voce vai ficando na sua e vivendo um dia de cada vez, esperando aquele bendito envelope que o cheff te entregará no final da noite na sexta-feira.
    Home Office? ESQUENTA NÃO.
    A velha rainha sabe muito bem quem são e onde estão os ilegais trabalhando no velho mundo dela; São os responsáveis pelo tax return que vai virá CHÁ das cinco na sala da velha Elizabeth..rsrsrs
    Todos os legais podem receber parte desse dinheiro contribuído sempre no mes de abril, mês do fechamento tributário naquele pais....e os ILEGAIS NÃOOOOOOOOOOOOOOO recebem; porque o insurance deles é fake. kkkkkkk
    Logo o lucro é da rainha! ISSO caso o empregador esperto ja sabe que é falso e nem paga tal valor e vai fingndo de joaozinho sem braço.

    But"""" voce começará se organizar logo logo...e vai conseguir comprar um tenis da NIKE na segunda feira da vida...seu unico dia de folga Day off... é o dia que voce vai colocar uma roupinha da hora, e um oculos de sol diferente e fazer poses para fotos e postar no facebook escondendo as mãos calejados e ja quase sem tato de tanto corte e agua quente e sabão fortissimos...mas da nada não bola pra frente.
    La no Brasil agora voce é FODAAAAAAAA.... mORA NA EUROPA.
    Vai mandar dinheiro para o Brasil, e abrir aquele salão de beleza para tia NILZA e vai ficar super feliz conversando com a família pelo skype no natal e prometendo ajudar ate os vizinhos que nunca falou com voce e agora tem projetos juntos..rsrsr
    Há uma coisa que voce vai abominar vivendo naquele lugar: ver qualquer um fardado. É a sensação de game over todo tempo até que voce passe por eles e não é preso...dai aquele alivio e a vontade de voltar pra casa.

    rsrsrsrssss

    Voltar pra casa?
    Que casa?
    Voce vai perdendo a identidade e por um lado se achando gringo, por outro se sentindo um otário.
    Se sente inferior a qualquer um que diga que esta legal naquele pais; mesmo percebendo em 5 minutos de dialogo que é anos luz mais inteligente que ele e fica pensando....Foda se. vou fazer meu lado depois vou embora.....

    Mas dai voce ja esta a uns 3 anos la e ja ligou o foda-se aprendeu a cozinhar e falar TANKX..rsrsrs boum....virou ingles!!!! rsrsrs compra uma moto e é currier....moto boy.....e ai a desgraça ta feita.

    depois conto o resto...abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caralho... que foda. Adorei sua colocação. Fala muito bem. Viajei lendo sua historia. Falou na lingua popular

      Excluir
    2. Me ajude ir para ai. Sou garcom profissional

      Excluir
    3. Me ajude ir para ai. Sou garcom profissional

      Excluir
    4. Exatamente assim que estou...kkkkkkk Texto bacana, brother. Tudibao

      Excluir
    5. Nossa, adorei sua postagem, ri muito aqui sozinha no trabalho, mas infelizmente é a realidade, muitos brasileiros ficam sendo como escravos em outros países, só pra dizer que mora fora. Parabéns.

      Excluir
    6. Nossa adorei sua postagem!! E ainda tem gringo que vem para o Brasil que está anos luz do país dele em questão de salário é trabalho e metem o Pau. Depois que pegam a cidadania brasileira de forma a enganar alguém por alguns doces anos de ilusão ou..... Se acham os bons! Pessoas assim devem tentar a vida na Inglaterra. Ah detalhe a Inglaterra não aceita qualquer um. Brasileiro tem raça tem força de vontade e agradecido e gente! Isso seja forte e firme pois vc tem tudo o que precisa isa para superar os desafios que não são fáceis mas já está aí a alguns anos né? Seja feliz que Deus te abençoe guerreiro!

      Excluir
    7. KKKKK RI COM AS VERDADES QUE VC DISSE KKKKK

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Cara, texto foda. Eu passei a infância no Brasil, onde nasci, mas fui criado em Portugal e hoje vivo na Inglaterra, de forma legal pois tenho dupla nacionalidade, por isso não tenho fundamento pra falar de como vive um ilegal aqui mas eu me identifiquei bastante com as situações que vc descreve, realmente, com o tempo as pessoas vão perdendo a identidade, após 10 anos sem pisar no Brasil hj eu me sinto mais português do que brasileiro. A vida em Inglaterra é complicada, as pessoas acreditam que é tudo fácil pq veem uma foto no facebook do Big Ben ou do London Eye. A maioria aqui faz estes tipos de serviços e vivem numa casa com outros 5/6 emigrantes, pois o custo de vida é muito alto, essa é basicamente a vida de um emigrante seja ele legal ou não. "Ah e tal mas eu tenho uma qualificação" se vc já não vier com um emprego, não te serve de nada aqui, experiencia é mt mais importante, "Ah e tal mas eu sou fluente em inglês" acredita em mim, vc não é fluente em nada até ter vivido aqui, o sotaque é muito dificil de acompanhar e varia de acordo com o local onde vives, eu tive muito dificuldade, e olha que eu tenho qualificacoes em inglês e fui aceite numa universidade aqui, e ainda assim tive dificuldades. Nem vou começar por falar do clima, nem me importo com o frio, o pior é escurecer as 4 da tarde(horário em que tudo fecha, até os parques)... De todos os emigrantes que já conversei nenhum mora aqui pq gosta, vive aqui pq não tem outra opção, não tem trabalho no país dele... até os proprios britânicos fogem pra Espanha ou outro país ensolarado e menos depressivo. Não sei onde essa moça vive, mas a Inglaterra que eu conheço é muito suja sim, e os britânicos são um pessoal bem porco.

      Excluir
  15. Olaaaa pessoal boa tarde.
    Meu nome è Tamiris Araujo 28, tenho uma filha de 8 anos.
    Tenho planos de ir para Inglaterra em 2018 e comecar uma nova vida. Eu tenho uma prima que mora em Bristol.
    Sou Podologa, Manicure, Pedicure, depiladora e Farmaceutica.
    Meu Bisô avô era Português, entao tenho possibilidades de entrar na Europa Legalmente.
    Peco humildimente conselhos e dicas para vcs.
    Obrigada.....
    Um forte abraco a todos

    ResponderExcluir
  16. Olaaaa pessoal boa tarde.
    Meu nome è Tamiris Araujo 28, tenho uma filha de 8 anos.
    Tenho planos de ir para Inglaterra em 2018 e comecar uma nova vida. Eu tenho uma prima que mora em Bristol.
    Sou Podologa, Manicure, Pedicure, depiladora e Farmaceutica.
    Meu Bisô avô era Português, entao tenho possibilidades de entrar na Europa Legalmente.
    Peco humildimente conselhos e dicas para vcs.
    Obrigada.....
    Um forte abraco a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sumara. Ter descendência europeia não permite que você viva legalmente na Europa. Para isso você precisa da nacionalidade europeia; no seu caso a nacionalidade portuguesa, a qual, é dada pelo consulado português no Brasil. Caso você precise de mais ajuda, pode entrar em contato em meu email: alexandre_henrique@yahoo.com

      Excluir
    2. Bom dia Sumara. Ter descendência europeia não permite que você viva legalmente na Europa. Para isso você precisa da nacionalidade europeia; no seu caso a nacionalidade portuguesa, a qual, é dada pelo consulado português no Brasil. Caso você precise de mais ajuda, pode entrar em contato em meu email: alexandre_henrique@yahoo.com

      Excluir
  17. AJUDA AOS BRASILEIROS:
    Vendo toda a situação atual do Brasil, todas as dificuldades enfrentadas por meus conterrâneos, eu quero tentar fazer um pouco para ajudar as pessoas deste meu pais que tanto sofre. Eu nasci em São Paulo, mas com antecedentes europeus (Itália), o que que me deu direito a dupla nacionalidade e consequentemente a legalidade de morar na Inglaterra. Me formei em Engenharia e hoje trabalho como Project Manager numa grande indústria farmacêutica do Reino Unido. Sim, posso dizer que está sendo uma historia de sucesso, mas assim como todas as pessoas que vieram, eu também passei por desafios desde o momento em que pensei em morar fora. Espero poder ajudar cada um naquilo que for possível. Será um prazer poder ajudar e transmitir experiência de casos de sucessos e tristeza. (Nuca diga fracasso..... fracasso é a ação daquele que desistiu de seus objetivos).
    Deixo meu e-mail para quem quiser tirar duvidas sobre processos de cidadania, passaporte, emprego, custo de vida... etc. Não há custo para isso. Ajudar as pessoas enobrece o homem. Deixaria meu telefone da Inglaterra, mas por motivos de trotes e ligações indevidas, não é possível.
    E-mail: alexandre_henrique@yahoo.com
    Observação: Esta é uma ajuda para as pessoas que querem viver/trabalhar LEGALMENTE na Inglaterra. NÃO compactuo com ações que desrespeitem as leis da Inglaterra e/ou comunidade europeia. A Inglaterra tem muito a oferecer, mas de antemão, você deve cumprir com as regras existentes na terra da rainha.

    Grande abraço,
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alexandre, me chamo Guilherme Maiello... Te enviei um e-mail. Obrigado!

      Excluir
    2. Oi Alexandre, Parabéns pela atitude nobre e corajosa. se não se importar vou aproveitar a sua ajuda sim para colher algumas informações e poder me organizar melhor, obrigado.

      Excluir
    3. Olá Alexandre sou uma senhora de 50 anos ,pedagoga pós graduada em educação infantil .não pretendo trabalhar na minha profissão mais sim fazer curso do idioma e trabalhar honestamente naquilo que for possível,inglês iniciante mas aprendo rápido,tenho um filho formando esse ano em engenharia civil e uma filha professora filosofia ,mas no futuro quero morar na Alemanha, sonho em aprender outros idiomas ,já fui muito humilhada no Brasil, quero dar a volta por cima ,sou muito honesta ,adoro crianças ,pessoas no geral ,só não gosto de ficar sozinha.
      Atenciosamemte ;Lourdes

      Excluir
    4. Olá Alexandre..meu nome é Alex e,gostaria de saber se a serviços cm soldador ou montador de estruturas metálicas ai?.tenho planos para tentar uma nova vida ai na inglaterra.obrigado..meu imail é ismydadual809@gmail.com

      Excluir
    5. Olá Alexandre..meu nome é Alex e,gostaria de saber se a serviços cm soldador ou montador de estruturas metálicas ai?.tenho planos para tentar uma nova vida ai na inglaterra.obrigado..meu imail é ismydadual809@gmail.com

      Excluir
    6. Olá Alexandre..meu nome é Alex e,gostaria de saber se a serviços cm soldador ou montador de estruturas metálicas ai?.tenho planos para tentar uma nova vida ai na inglaterra.obrigado..meu imail é ismydadual809@gmail.com

      Excluir
    7. Estarei voltando pro UK então adoraria dicas, tem anos que nao volto, email pra contato
      soulman753@outlook.com

      Excluir
  18. Alexandre...sou farmaceutica, tenho cidadania espanhola e estou indo morar em.Londres agora em janeiro junto com meu marido e 2 filhas de 2 e 4 anos. Vc conseguiu reconhecer seu diploma? Qual o caminho? Existem muitas industrias farmaceuticas em Londres? Em qual bc trabalha?

    ResponderExcluir
  19. Não sei se devo me desanimar com as colocações... mas o Brasil para mim está ficando muito difícil. Sou psicóloga em educação municipal, ou seja, a partir da PEC 241 que parece certamente ser aprovada até o final do ano, terei meu parco salário de funcionária pública municipal congelado por 20 anos, com correção pelo índice mais baixo de inflação do país anualmente e nada mais. Meu plano de carreira é abortado (já não era grande coisa, mas sem ele vai ser pior, é claro) Já trabalho 40 ahoras assim, e à noite em consultório para complementar renda, ainda assim, com os aumentos de preço que estão havendo, não consigo mais do que sustentar a casa para mim e minha filha de 11 anos. Nem a escola particular consigo pagar. Será que é realmente pior morar na Inglaterra? Somos escravos aqui também... Além da violência, estarmos trancados dentro de casa com medo "As grades (de casa) são pra trazer proteção...Mas também trazem a dúvida
    Se é você que tá nessa prisão." Eu quero ir pra outro lugar pra oferecer um futuro melhor pra minha filha, e um presente também. Eu, com quase cinquente anos, vou é conhecer o que nunca pude. Mas ela tem a vida pela frente, é não é pra fazer vitrine no FB, não. è pra tentar viver e não SOBREviver...Help.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me identifiquei com essa postagem, sou professora e estou desanimada com esse país,também quero ir embora, estou com 42 anos, tenho dois filhos pequenos de 6 e 3 anos, quero dar a eles uma vida melhor e para mim tambem, ja somos humilhados por esse governo safado, e o que ganhamos nao da para ter uma vida descente, prefiro ser humilhada fora do brasil, mas dar uma vida digna para meus filhos, é o que espero.

      Excluir
    2. Oi minha amiga

      Em Abril estarei indo para Londres e o pensamento é mesmo esse, eu ja me enterrei no Brasil pois com as novas mudanças no INSS vou trabalhar mais 17 anos alem dos 14 que faltavam para aposentar. E a aposentadoria que no futuro nao sabemos se teremos como receber. Os estados estao quebrando e pela frente vejo somente um futuro negro para meus filhos. Se eu tiver que me matar como empregado e meus filhos tiverem uma escola de alto nivel, saude de primeira e segurança para ir e vir, entao meu amigo é isso que eu vou fazer. Pois se ficar aqui alem de me condenar a trabalhar ate o fim dos meus dias estarei condenando tambem meus filhos. Que venha o frio da Inglaterra e uma sociedade mais justa e com qualidade de vida.

      Excluir
    3. Olá professoras! Bem vinda à dealidade, isso foi o que me despertou na postagem acoma. Me formei tarde em padagogia, com a perspectiva de ser uma funcionária pública Lica e ter um plano de carreira. Infelizmente te com essas mudanças, minhas perspectivas estão frustradas e essa postagem só me trouxe a reealidade. É isso aí o que não podemos e ficar parados vendo os nossos muros se desmoronaram. Boa a sorte a todas vamos.

      Excluir
  20. Tambem estou inclinado a sair do Brasil tenho parentes que ja é italiano ta mais facil tirar o passaporte sera que compensa? Em 2018 ? E os ataques dos terrorista ta muito perigoso ai?

    ResponderExcluir
  21. Olá boa tarde!
    então minha pergunta pode parer sem pe nem cabeça, tb não sei se e o local correto para obter essas informações, caso não seja, me desculpem, gostaria de saber se a area de informatica e bem aceita na inglaterra e se com nivel bacharelado em sistema de informação, teria uma chance por lá, e se eu fizer pós ou mestrado, minha graduação seria valida por la? pretendo tentar com cidadania portuguesa ou italiana...

    ResponderExcluir
  22. perdao me chamo Alessandro e referente a pergunta acima em 21 de novembro de 2016 as 17:32

    ResponderExcluir
  23. Ola, vou embora em abril de 2017 para Lisboa e vou pedir conta do meu trabalho concursado, pois não aguento mais a desigualdade do Brasil. Na verdade, sonho em ser poliglota e meu possível caminho é morar em Londres. Minha mãe mora em Lisboa, então ficaria mais fácil viajar da Europa para Londres. Será que vale a pena trabalhar como voluntario no Reino Unido e assim aperfeiçoar o inglês, pois já tenho um nível intermediário do idioma. Por favor, me dêem uma ideia!

    ResponderExcluir
  24. Olá Claudia!
    Não irei para a Inglaterra para lá permanecer. Passarei somente 6 ou 7 meses acompanhando meu marido.
    Tenho somente algumas dúvidas: tenho cidadania italiana, eu e meu filho, iremos com meu marido acompanhando-o. Ele irá estudar na Inglaterra. Há necessidade de visto para meu filho e eu, dado que temos a cidadania italiana?
    Qual a condição para termos acesso aos serviços públicos como saúde e escola?
    Obrigada, Cidriana

    ResponderExcluir
  25. Depois que um brasileiro foi confundido com um terrorista , nao vale a pena morar na Inglaterra.O povo bruto!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Claudia, como posso falar com vc, tens email . Pois estou indo trabalhar na Inglaterra

    ResponderExcluir
  27. Olá Senhora Cláudia Bellizze, gostaria de informações sobre uma empresa que está me contratando o nome é Goodenergy eles trabalham no setor energético e gostaria de informações se existe realmente está empresa no Reino Unido pode me mandar informações pelo meu e-mail wesleydeassisalmeida@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Sou inglês e queria fazer uma correção.
    O transporte público NÃO é eficiente no país todo, mas apenas nos grandes centros.
    A maioria das estações de trem fora dos grandes centros foram fechadas nos anos de 1950 e 1960, deixando grandes trechos do país sem ligação ferroviária, especialmente em Gales, na Escócia e no Sul da Inglaterra. Há lugares a mais de 100 km de uma estação de trem.
    Para piorar, os ônibus (quando existem) passam apenas uma ou duas vezes ao dia em muitos destes lugares pequenos.
    Assim, se for morar numa cidade pequena ou na zona rural, um carro é essencial.
    Paul

    ResponderExcluir
  29. Se for para a Inglaterra, se a decisão estiver tomada, minha dica: saia fora de brasileiro, não mantenha contato com brasileiros se puder... acreditem em mim ! Ou então, boa sorte com eles (dica de quem não recebeu essa dica).

    ResponderExcluir