FILMES PARA ENTENDER O REINO UNIDO


Qual filme britânico você indicaria a brasileiros que desejam conhecer o Reino Unido de verdade? Essa foi a pergunta que fiz ao Mike, meu marido, que é inglês. Fizemos uma listinha, tentando incluir filmes que ajudem, de alguma maneira, um estrangeiro a conhecer melhor a história, cultura e o comportamento da sociedade britânica. Veja bem, essa é uma lista bem pessoal e limitada. Há, sem dúvida, muitos outros filmes igualmente significativos.

1.The Full Monty ("Ou Tudo Ou Nada", de Peter Cattaneo, 1994) - mostra como o desemprego atingiu o norte da Inglaterra na década de 80. Parece dramático, mas tem seu lado comédia e é bem bacana.
2.Educating Rita (" A Educação de Rita ", Lewis Gilbert, 1983) - explora o relacionamento entre uma mulher de típica classe trabalhadora de Liverpool, que decide voltar a estudar, e um professor esnobe da universidade onde ela tem aulas de literatura. É um dos meus filmes favoritos - com dois super atores: Michael Caine e Julie Walters.
3. Chariots of Fire ("Carruagens de Fogo ", de Hugh Hudson, 1981) -  esse é um clássico, mas é perfeito para mostrar dois britânicos bem diferentes - um escocês e um inglês - competindo nas Olimpíadas de 1924, em Paris. 



4.Trainspotting (de Danny Boyle, 1996) -  barra pesada, mostra a vida de jovens usuários de drogas em Edimburgo, na Escócia.
5.The Dam Busters (de Michael Anderson, 1955) - história real sobre a participação britânica na Segunda Guerra Mundial.
6. Four Weddings and a Funeral ('Quatro Casamentos e Um Funeral' , de Mike Newell, 1994) - acho que todo mundo conhece essa comédia romântica sobre a vida de jovens de classe média-alta na Inglaterra.
7. Local Hero (de Bill Forsyth, 1983) - um pequeno vilarejo na Escócia é sacudido pela chegada de um americano com a missão de 'comprar 'a cidade. 
8. Remains of the Day ('Vestígios do Dia' , de James Ivory, 1993) - ambientada entre as duas grandes guerras, esse filme é meio precursor do estilo-Downton-Abbey, ao lidar com as diferenças entre as vidas da aristocracia e seus empregados.
9. Sense and Sensibility ('Razão e Sensibilidade ', de Ang Lee, 1995) - adaptação da obra homônima de Jane Austen sobre a sociedade inglesa no século XVIII.

Que filmes britânicos estariam na sua lista? 

(O post de hoje foi (totalmente) inspirado no blog Para Inglês Ver. )

Gostou? Compartilhe:

2 comentários:

  1. Eu adoro demais filmes desse tipo e acho que um que faltou mas tá na minha lista é com certeza Orgulho e Preconceito e Young Victoria!

    ResponderExcluir