O QUE EU APRENDI SOBRE A INGLATERRA

Viver num país estrangeiro é uma aprendizado constante. Morando aqui na Inglaterra eu sempre me surpreendo com novas coisas que descubro sobre o comportamento e estilo de vida dos ingleses. O que eu tenho aprendido de interessante?



1.As lojas não fecham nunca, nem nos feriados. A impressão que eu tenho é que, principalmente nos fins de semana, as pessoas entram num espírito frenético de consumo. O centro comercial de Liverpool, onde eu e o Mike moramos, fica repleto de pessoas carregando sacolas, entrando e saindo de lojas. E não são turistas não. O Mike pondera que o pessoal não tem tempo para fazer compras durante a semana, mas eu acho meio exagero esse frenesi todo. 

2.Feriados, por aqui, que caiam no meio da semana (terça ou quarta-feiras, por exemplo) são sempre transferidos para a segunda-feira. Facilita a vida de todo mundo e prolonga os fins de semana. Mas são feriados relativos, pois apenas os bancos e escritórios não abrem. As chamadas High Street Stores - lojas nas ruas principais - abrem todas, assim como os supermercados. Em 2013, acontecem 8 feriados.


Jamie Oliver ensina os truques das panelas

3.A idéia que comida inglesa é ruim ou sem graça é mito. Além de restaurantes que oferecem deliciosas menus da tradicional e nova gastronomia inglesa, o que não falta, nas cidades médias, são opçōes de gastronomia de várias nacionalidades: indiana a favorita deles), italiana, chinesa, francesa, grega ... e até brasileira. Chefs badalados, como o Jamie Oliver e a Nigella (só para citar alguns que são bem conhecidos no Brasil) estão sempre na telinha ensinando maneira descomplicada novas receitas; o público que acompanha esse tipo de programa é gigantesco por aqui muita gente adora cozinhar. Há vários programas de TV com pessoas comuns, o mais popular - que atrai milhōes de telespectadores - é o Great British Break Off, uma competição que mostra quem sabe fazer os melhores e mais gostosos e bonitos bolos, tortas e pães. 

4.Inglês faz sempre fila sim. Fila, para um britânico, representa respeito e valorização do espaço dos outros. A regra é simplérrima: quem chegou antes tem o direito de ser atendido antes. 

Leia também:

Eu sei que estou na Inglaterra quando
Prefiro na Inglaterra X Prefiro no Brasil

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário