PARA ENTENDER O TUBARÃO DE 12 MILHŌES DE DÓLARES



Eu não sei se isso acontece com vocês, mas eu fico sempre abismada com os preços que algumas obras de arte atingem em leilōes, especialmente quando acontecem em casas famosas como a Christie's, em Londres. Mestres como Picasso, Van Gogh produziram realmente quadros lindos - mas alguém pode me explicar como um tubarão de 5 metros de comprimento e duas toneladas, mantido numa tina com formol e que estava começando a se decompor pode ter sido vendido por $ 12 milhōes????!!!  Isso aconteceu em 2004, e a 'obra' era do britânico Damien Hirst (esse aí da foto com o tubarão), um super polêmico astro do mercado das artes. Astro porque suas peças atingem cifras impressionantes. E (super) polêmico, porque nem todo mundo aprecia sua arte - alguns críticos na verdade desprezam sua produção. 

Bem, para tentar entender esse mercado louco, comprei dois livros: Seven Days In The Art World, de Sarah Thornton, e The 12 Million Dollar Stuffed Shark: The Curious Economics of Contemporary Art, de Don Thompson. Ambos exploram e explicam esse complexo mundo - sua organização, articulação e funcionamento.


Le Rêve, vendido por 120 milhōes de euros, é o Picasso mais caro mundo

Colunista da prestigiosa revista britânica The Economist, Sarah afirma que a arte contemporânea se tornou um entretenimento de massa, mas, paradoxalmente, é ao mesmo tempo um artigo de luxo e, para alguns, até mesmo uma religião. O livro analisa o mercado do setor e seus personagens -  artistas e, principalmente, marchands poderosos. Um deles é o uber-dealer  americano Larry Gagosian, cujas 12 galerias (localizadas em várias cidades do mundo) têm um rendimento de 1 bilhão de dólares por ano (!), exibindo nomes como Picasso, Matisse e Lichtenstein em mostras que competem com as dos maiores museus de Londres. Mesmo tendo sofrido grandes perdas nos últimos anos - entre os artistas que abandonaram o galerista está justamente Damien Hirst,  - Gagosian ainda é o maior galerista do mundo, capaz de elevar preços a patamares inimagináveis. É um livro super bom e está à venda (e traduzido) no Brasil.

Já o economista Don Thompson examina, no seu livro, a economia que move o mercado artístico. O título - The 12 Million Dollar Stuffed Shark: The Curious Economics of Contemporary Art - faz , claro, referência a obra-tubarão de Damien Hirst, vendida em 2004 por aqueles 12 milhões de dólares. No livro, Don busca entender as engrenagens de bastidores: o que faz um colecionador pagar tal preço? Quais as estratégias de grandes marchands? Como são conduzidas as carreiras - e negócios - dos mais famosos artistas? O que faz artistas desconhecidos acontecerem rapidamente? O livro também está à venda no Brasil.


Leia também:

Here's How Damien Hirst Turned Making Money into Art Form ( Como Damien Hirst Transformou Produção de Dinheiro em Arte - um artigo bem bacana do Business Insider International. Em inglês)

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário