FACULDADE FABRICA POLÍTICOS NA INGLATERRA ?

Você sabe o que os dois candidatos ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido nas últimas eleições tinham em comum? Ambos fizeram o mesmo curso: o prestigioso Politics, Philosophy and Economics, da Universidade de OxfordSegundo a mídia, o curso - conhecido como PPE -  é passaporte certo para os corredores do poder em Londres. Além de David Cameron ( primeiro-ministro que acabou de ser  reeleito) e Ed Milliband (o candidato derrotado do Partido Trabalhista), vários outros ministros e políticos do primeiro escalão britânico já passaram por lá. 

O curso tem duração de três anos. Os alunos assistem de 6 a 8 palestras por semana e têm aulas com tutores em grupos bem reduzidos - de no máximo 3 pessoas. O resto do tempo trabalham individualmente - lendo muito e preparando ensaios e artigos científicos. 

Segundo Iain McLean, que foi professor no PPE de 1978 to 1991, o curso se destaca por ser interdisciplinar e encorajar o pensamento reflexivo dos seus alunos, por meio de um método de ensino semelhante ao padrão Socrático.

Mas dizem as más-línguas que o que o curso faz é formar generalistas, que apenas forjam um conhecimento sobre uma série de assuntos; que absolutamente não conhecem nada profundamente. Crítica pesada né?  Mas essa argumentação parte até mesmo de alguns ex-alunos, que garantem que o curso é muito flexível, que muitos estudantes conseguem escapar da maioria das palestras e aulas e que se concentram apenas em entregar os trabalhos em dia. 

O único consenso parece ser que muitos dos alunos do PPE são extremamente ambiciosos mesmo e que escolheram o curso justamente porque representa um trampolim certo para uma carreira na política ou na mídia (muitos editores da BBC e do jornal The Times são ex-alunos). 




Gostou? Compartilhe:

8 comentários:

  1. O curso pode ter seus defeitos.....mas já é um começo né! Educação é a base de tudo!!

    ResponderExcluir
  2. I am absolutely loving your gorgeous blog!I love this blog.Thanks for sharing.

    ResponderExcluir
  3. A Inglaterra está dando um exemplo para o mundo. No Brasil até quem sabe apenas assinar o nome já pode virar um deputado federal. Eu não acredito que quem nunca estudou vai saber criar projetos de leis e ter lucidez para tomar decisão importante para o país. Talvez esse seja um empecilho ao desenvolvimento desse país.

    https://www.detetiveocasalperfeito.com/detetive-investigacao

    ResponderExcluir