CHÁ: TRADIÇÃO NA INGLATERRA

 
Tomar uma xícara de chá é uma tradição arraigada no coração de todo inglês. Segundo o jornal Daily Mail, o típico inglês consome impressionantes mil xícaras da bebida por dia. E uma nova versão tem caído no gosto do consumidor: o chá gelado, cujas vendas cresceram até 50% nos últimos dez anos. Mas para a maioria dos ingleses, a primeira xícara tem que ser quente mesmo e começa já no café da manhã. O Mike, meu noivo, bebe umas três antes do almoço! E muitas outras se seguem ao longo do dia.



Tradição na Betty´s Tea Room
Para quem tiver a chance, eu recomendo dar um pulinho num `tea room` or `tea shop` – uma espécie de confeitaria – para se deliciar com bolos, biscoitos e, é claro, uma bela xícara de chá. Existem tea rooms em tudo quanto é cidade na Inglaterra oferecendo o típico ´chá da tarde' a todo preço também. Você pode comer uma deliciosa fatia de bolo com uma xícara da bebida (e eles sempre têm mil tipos de chás para a gente escolher) por decentes 5 libras (cerca de 13 reais). Mas se você decidir pelo tradicional Betty`s Tea Room, fundado em 1917, e com filiais em Londres e em York, o completo chá da tarde custa cerca de 17 libras (cerca de 50 reais por pessoa), incluído além de um bule de chá, uma variedade de bolos e sanduíches deliciosos. Eu sei, é salgado. Eu sei, engorda. Mas esqueça a dieta, entre de qualquer maneira, peça apenas uma fatia de bolo com uma xícara de chá e se delicie com o ambiente lindo, como a gente imagina ser uma típica casa de chá inglesa, daquelas que a gente vê em filmes antiguinhos ou de época.

Mas se você estiver atrás de uma tarde de sofisticação e não se incomodar com a conta, siga para um hotel cinco estrelas. Em Londres, para se deliciar com um tradicional chá  inglês no Claridge´s você paga 62 libras e no Savoy 61 libras. O Savoy tem ainda uma loja linda, que vende biscoitos, geléias e a linda porcelana na qual o chá é servido no hotel. Além disso, os clientes têm a chance de conhecer a cozinha na qual são preparados os bolos e tortas e observar os confeiteiros em ação.

A sofisticação do `Celebration Tea` no Ritz, em Londres
 Mas não é apenas lá que a conta pode sair salgada. No Ritz, também em Londres, o cardápio sugere o 'Celebration Tea', que inclui além do chá e bolos, uma taça de champagne - tudo por 64 libras (cerca de 185 reais) por pessoa. Os clientes homens devem usar um blazer e pessoas vestindo jeans ou tênis não são aceitas no salão. Apesar do preço astronômico e do dress code, faz sucesso - as reservas são aceitas com três meses de antecedência!
O hotel Lanesborough, no chique bairro de Knightsbridge, também em Londres, oferece um igualmente chique combo de chá, taça de champagne Krub e um quitute super famoso por aqui, cones recheados com creme, por assustadoras 85 libras (cerca de 240 reais !), por pessoa, acredite ou não. Por esse preço o Brat Pitt tem que estar sentado na mesa do lado, né? (ou melhor ainda, servindo o chá!)

Mas voltando à realidade. Se o frio apertar e você quiser tomar um chazinho, faça como todo mortal - entre numa loja dessas cadeias de cafés moderninhos, como Costa, Nero, ou a americano Starbucks, que podem ser encontrados a cada esquina e vivem lotados, oferecendo além de café, é claro, o tradicional chá, bolos, croissants e sanduíches. Ainda mais agora, que as temperaturas já estão mais baixas (média de 15 C), um chá quentinho é acolhedor.

Quando está em casa, todo inglês que se preza tem não apenas xícaras, mas principalmente canecas (muitas canecas!) - chamadas aqui de ´mugs´ e que são vendidas em todas as cores e padrões. É um produto tão corriqueiro quanto uma Havaiana para um brasileiro. Acessórios para preparo de chá também são muito populares: coadores, colheres de medição, caixas e latas decoradas para guardar saquinhos, temporizadores - uma infinidade de produtos que você nem sabia que existiam.
 
Ah, e recententemente surgiu ainda mais uma boa razão para fazer com que os ingleses continuem a beber chá: recentes estudos de universidades consagradas como Harvard e a London School of Pharmacy revelam que beber chá ajuda a proteger o sistema imunológico e até mesmo a evitar derrames.

Gostou? Compartilhe:

Um comentário:

  1. Como assim o inglês típico bebe mil xícaras por dia? Tem algo errado

    ResponderExcluir