LIVERPOOL, MUITO ALÉM DOS BEATLES



Como toda carioca da gema, adoro mar, praia e dias ensolarados. É só sentir a ameaça de uma chuvinha por vir que fico rabugenta. Por isso, quando minha vida deu uma guinada de 180 graus e passei a dividir o meu tempo entre o Rio e Liverpool, localizada no noroeste da cinzenta Inglaterra, imaginei que iria sofrer um bocado para me adaptar. Que nada! Não sei bem o que mais me atrai na cidade - se a arquitetura espetacular, a animação dos pubs, ou os jovens que desfilam uma moda estilosa pelas ruas. Ou se é tudo isso junto. A verdade é que não reclamo mais quando os termômetros marcam 12º C em pleno verão.


Centro de Liverpool



Cidade natal dos quatro jovens que assombraram o mundo na década de 60, Liverpool tem muito a oferecer. Não é à toa que recebeu o título de Capital Européia da Cultura em 2008: tem sempre algo movimentando a cidade - um festival de música, uma bienal de arte ou exposições imperdíveis.




 


Como já mencionei e você pode ver no mapa aí do lado, Liverpool fica no noroeste da Inglaterra, a cerca de 340 quilômetros de Londres. A maneira mais fácil é chegar na cidade é de avião, mas existem várias outras opções. De trem, se você estiver em Londres, saindo da Estação Euston, em cerca de 2 horas e 20 minutes você chega na Lime Station, que fica no coração de Liverpool. De ônibus, sempre de Londres, demora mais um pouco, são cerca de 5 horas, mas algumas motoristas podem parar nos aeroportos de Birmingham ou Manchester no caminho, e aí você pode acrescentar cerca de mais uma hora à viagem.


Liverpool é uma cidade de tamanho médio, como tantas mo país: são cerca de 430 mil habitantes. A melhor maneira de conhecer os pontos turísticos ou descobrir recantos mais escondidos é fazer o que todo bom turista já sabe: percorrer a cidade a pé.


Albert Dock














Comecemos, então, pelo Albert Dock, zona portuária à beira do rio Mersey, modernizada na década de 80 e que, desde então, se tornou um espaço de lazer fantástico. A área, patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2004, conta com pubs, restaurantes, lojas e também alguns dos melhores museus da cidade, como o recém inaugurado Museum of Liverpool, o Maritime Museum, e uma filial da londrina da Tate Gallery (depois vou fazer posts específicos sobre esses museus, eles merecem!).

Saindo do Albert Dock, uma caminhada de cerca de 10 minutos te leva ao centro de Liverpool. Andar pela cidade é uma delícia. Adoro a arquitetura dos prédios antigos - preciosidades da era Vitoriana – , das catedrais (católicas e anglicanas) e das construções mais modernas também.


Prédio da Prefeitura, de meados do século XVIII


Royal Liver Building, de 1911



Ainda na área central da cidade você encontra o Liverpool One, um espaço bacanérrimo, que compreende cinco áreas de lazer: Peter’s Lane, South John Street, Paradise Street, Hanover Street e Leisure Terrace com o Chavasse Park.



Liverpool One


Além de dezenas de lojas – como Mango, Oasis, Bank, Jarger, Warehouse -, você encontra restaurantes, cinemas e um burburinho gostoso de gente jovem e alegre.




Mas quem quiser ter uma visão panorâmica rápida da cidade o melhor mesmo é assumir seu lado turista e pegar o yellowduckmarine, esse aí do lado, que durante cerca de uma hora visita os principais pontos turísticos e termina com um tchibum no rio Mersey!























E, claro, para os fans dos Beatles, além da visita obrigatória ao Cavern Club, um passeio muito bacana é conhecer as casas onde moraram John Lennon e Paul Mc Cartney quando jovens.








Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário