VIAGEM AO PAÍS DE GALES PARTE 1




Visitei recentemente o País de Gales - que acredito não ser muito badalado entre brasileiros. Mas trata-se de um passeio espetacular, que recomendo muuuuito ! Localizado a oeste da Inglaterra, o País de Gales (Wales, em inglês) tem paisagens deslumbrantes, um povo muito acolhedor e, principalmente,  uma patrimônio cultural riquíssimo. Você sabia que a nação é conhecida como a "terra dos castelos"? Há 641 no país ! Esse da foto aí de cima é o Chirk Castle - construído em 1295 ! 



Saímos de Liverpool (norte da Inglaterra, onde moramos) e em menos de 40 minutos de carro atravessamos a fronteira entre a Inglaterra e País de Gales (como o País de Gales faz parte do Reino Unido, não existe posto de imigração). Como você pode notar  na imagem da placa de boas vindas aí do lado, além do inglês os habitantes falam o galês - línguazinha complicada... Todos as placas, sinais de trânsito e turísticos, cardápios em restaurantes etc apresentam as duas línguas. 


Adoro viagens de carro - e dessa vez não foi diferente. Foi genial poder observar a linda paisagem do norte do país. Olhe só a foto que tirei  -   carneirinhos pastando e ao fundo o lindo mar da Irlanda. Não parece um sonho?


Mar da Irlanda ao fundo e a paisagem bucólica do norte do País de Gales

Mas como o País de Gales é pequeno (apenas 270 quilômetros de norte a sul e 100 quilômetros de leste a oeste !), alguns quilômetros depois a paisagem já é totalmente diferente: montanhas e picos cobertos de neve substituem a praia e o mar. 


Logo a paisagem muda : montanhas com neve !

A ardósia dessas montanhas já foi muito importante para a economia do País de Gales. Nas pedreiras trabalhavam milhares de homens no século XIX, quando o País de Gales exportava ardósia para o mundo inteiro.

Hoje ainda dá para observar que algumas pedreiras continuam em funcionamento. E para quem tem coragem, que tal atravessar uma pedreira desativada de maneira pra lá de radical? Muitos turistas enfrentam a tirolesa por cima de pedreiras desativadas - num vôo que se estende por cerca de 150 metros de altura e chega a uma velocidade de 160 quilômetros por hora ! A experiência completa dura entre 2 e 3 horas e quem participa garante que é espetacular ! 


Do alto, em sentido horário: pedreira em funcionamento na semana passada;
close na ardósia que foi tão importante para a economia do país
 e um turista corajoso voando por cima das pedreiras desativadas!

É claro que eu não andei de tirolesa, né?, eu lá tenho coragem para esse tipo de coisa? Não voei por cima das pedreiras, mas me esbaldei de outra maneira : como expliquei anteriormente, o País de Gales é a "terra dos castelos"; há 641 no país !!!! Oba !!! Adoro um castelo !


Conwy Castle, no norte do País de Gales, está em excelente estado de conservação
O primeiro que visitamos foi o Conwy Castle, construído pelo rei Edward I entre1283 e 1287.  Ou seja: durou cinco anos para ficar pronto e cerca de 1.500 homens trabalharam na sua construção. O monarca foi responsável, na verdade, pela construção de outras dezenas de castelos na região, que funcionavam como fortalezas, assegurando o domínio inglês na região. Vale lembrar que foi no reinado de Edward I que a Inglaterra conquistou e anexou o País de Gales.

O castelo está em excelente estado de conservação para uma construção do século XVIII. Ao visitar as altas torres de pedra entendemos como elas funcionavam como postos de observação à distância e proteção contra o inimigo. 


Visitando o Conwy Castle, construído há mais de 800 anos
Para se prevenir ainda mais de ataques, existe uma muralha ao redor de todo o vilarejo de Conwy, onde localiza-se o castelo - foi dessa muralha que tirei a foto abaixo. Ao fundo, dá para ver o castelo:


Foto que tirei da muralha que cerca a cidadezinha de Conwy. Ao fundo o castelo
Edward I gostava mesmo de construir castelos. Visitamos outros que ele construiu, como o castelo de Harlech (esse da foto abaixo), construído entre 1282 e 1289. 


Castelo de Harlech
Visitamos também o castelo de Criccieth, localizado entre duas praias, numa península rochosa. O dia em que o visitamos, estava nublado -  o castelo então parecia cenário de um filme medieval... Veja a foto abaixo:


Castelo de Criccieth, no norte do País de Gales
E para não dizer que não falei de castelos (kkkk), visitamos também aquele da foto de abertura desse post, o Chirk Castle. Abaixo outras duas fotos desse castelo.


Fazendo pose na frente do Chirk Castle, no norte do País de Gales
Repare que a localização de todos esses castelos é estratégica - geralmente num local alto, e muitos deles são bem perto do mar. 



Gostou da idéia de visitar castelos medievais no norte do País de Gales? Aqui do lado tem um mapa com alguns dos mais importantes castelos na região.  


Leia também:

Viagem ao País de Gales - parte 2

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário