PROGRAMAÇÃO CULTURAL INGLATERRA 2015


Escrevi esse post pensando em todos que estão planejando uma viagem para a Inglaterra esse ano.  A programação cultural está espetacular : há muitas exposiçōes, peças de teatro, espetáculos de dança e musicais que a mídia considera imperdíveis.

ARTE

1. A exibição que eu não vou perder por nada desse mundo acontece na Tate Liverpool a partir de 30 de junho ( até 18 de outubro) é " Blind Spots ", com obras de Jackson Pollock, um dos mais geniais artistas do século XX. Referência mundial no movimento expressionista-abstrato, Pollock  (1912/1956) desenvolveu uma técnica em que respingava a tinta sobre suas imensas telas - a imagem aí de cima é de uma de suas obras : "  Yellow Islands", de 1952. 


Rubens: Pan and Syrinx (1617)

2. Mas quem quiser conferir uma super mostra não precisa esperar tanto. Uma das mais importantes exposiçōes do ano já está acontecendo na Royal Academy (Londres):  "Rubens and his legacy"  reúne obras do mestre holandês e de outros artistas geniais que foram influenciados por ele, como Cézanne, Picasso e Rembrandt. Segundo o jornal The Telegrapha exposição,  é absolutamente "fascinante". Até 10 de abril.

3. A Tate Modern - também em Londres - vai reunir obras da artista Sonia Delaunay, uma das figuras-chave do movimento avant-garde do início do século XX. De 5 de abril até 9 de agosto. 

4. Essa é para quem gosta de moda: o talentosíssimo designer britânico Alexander McQueen ganha exposição no Victoria & Albert Museum (Londres), de 14 de março até 19 de julho.

5. A britânica Barbara Hepworth ganha retrospectiva na Tate Britain, em Londres. A escultora pode não ser muito badalada no Brasil, mas é adorada na Inglaterra. A mostra acontece de 24 de junho até 25 Outubro. 


TEATRO:

1. Provavelmente o espetáculo mais badalado do ano vai ser Hamlet, com o ator Benedict Cumberbatch, que acabou de ser indicado para o Oscar de melhor ator. O Sherlock da TV vive o príncipe dinamarquês entre 5 de agosto a 31 de outubro. Imagine a correria que já deve estar acontecendo por um ingresso...


Kristin Scott Thomas vai viver a rainha Elizabeth

2. Mas a minha dica pessoal é assistir Kristin Scott Thomas ("O Paciente Inglês", "Quatro Casamentos e Um Funeral") no Apollo Theatre vivendo a rainha Elizabeth na peça The Audience. Kristin faz sempre muuuuuito sucesso no teatro - público e crítica adoram ela, que deve arrasar.  

3. O musical Bugsy Malone é um dos mais esperados do ano em Londres. Em cartaz de 11 de abril a 1 de agosto no teatro Hammersmith Lyric. 

DANÇA

1 Quem acompanha o blog sabe que eu adoro o Royal Ballet. A companhia, a melhor do Reino Unido, é sempre garantia de um espetáculo de qualidade impecável. Esse ano as produçōes são variadas - como o clássico Lago dos Cisnes, coreografias mais modernas como Four Temperaments e song of the Earth. Minha dica é checar aqui todas as opçōes.  


2.A companhia de Pina Bausch  apresenta pela primeira vez no Reino Unido duas produçōes inéditas : 'On the Mountain a Cry Was Heard' e 'Ahnen'. De 15 a 26 de abril no Sadler's Wells, em Londres. 

Gostou? Compartilhe:

2 comentários:

  1. Olá Claudia, conheci seu blog e estou adorando! Estou conhecendo muitos aspectos interessantes da Inglaterra! País que está na minha lista de prioridades!!!

    Super beijo.
    Aminah Luiza

    ResponderExcluir
  2. Oi Aminah! Q bom q gosta do blog ! A Inglaterra é linda mesmo ! Bj !

    ResponderExcluir