A Tate Liverpool organizou ontem uma tremenda festa no melhor estilo anos 70 para inaugurar a exposição Transmitting Andy Warhol, uma das mais esperadas desse ano no Reino Unido. Atendendo ao dress code sugerido no convite da festa, muitos convidados optaram por vestir calça boca de sino e sapatos plataforma. Fizeram muito bem - a música alta e o saguão do museu decorado com muito brilho lembravam o clima do estúdio 54, a lendária discoteca de Nova Iorque que o pai da arte pop americana tanto frequentava.
A festa foi bárbara, durou cerca de 2 horas, mas o que todo mundo queria mesmo era ver a mostra. Espetacular, reúne 100 obras de Warhol, incluindo a famosa Marilyn Diptych, de 1962.
Pintor, fotógrafo e cineasta, Andy Warhol foi um dos mais influentes artistas da segunda metade do século XX. Descendentes de imigrantes tchecos, Warhol (1928-1987) acreditava que arte é para todos. Com suas obras ele rompeu as barreiras entre high art e low art, usando conceitos do cotidiano e da publicidade - ele começou sua carreira como ilustrador de revistas e agências de propaganda.
Campbell's Soup Cans, de 1968 |
No seu livro de memórias "Popism: The Warhol Sixties", Warhol explica que a arte pop se caracteriza em produzir imagens que qualquer pessoa possa reconhecer em questōes de segundos. E foi isso mesmo que ele fez com suas obras : utilizando tintas acrílicas, ele reforçou com cores fortes e brilhantes objetos comuns e de consumo - como garrafas de Coca-Cola e latinhas de sopa Campbell's (como na imagem acima).
Mao-Tse-Tung também serviu de inspiração para Warhol, em 1972 |
Igualmente famosas são suas serigrafias coloridas de celebridades da época, como Marilyn Monroe, Jackie Kennedy e Elvis Presley. Como cineasta (Warhol dirigiu mais de cem curtas e longa metragens), captou famosos (como o artista Salvador Dali), mas também anônimos - é dele a idéia que no futuro todos teriam direito aos seus 15 minutos de fama.
A exposição da Tate Liverpool busca mostrar ao visitante como Andy Warhol utilizou os meios midiáticos que existiam na época para transitar entre os mundos da música (foi produtor da banda 'The Velvet Underground'), da moda (fez ilustraçōes para a Vogue e Haper's Baazar) , do cinema e das artes plásticas. A exposição da Tate, absolutamente imperdível, acontece até dia 8 de fevereiro.
Gostou? Compartilhe:
0 comentários:
Postar um comentário