Liverpool, a cidade que inspirou os Beatles a escreverem tantas lindas canções, localiza-se no noroeste da Inglaterra, a cerca de 340 quilômetros de Londres. Já fiz dezenas de posts - como aqui e aqui - sobre lugares bacanas na cidade. Hoje vou falar de um passeio super interessante e fácil de ser feito a pé pelo turista visitando a cidade.
St Luke's: sem fiéis nem sinos |
O passeio começa numa igreja diferente, sem fiéis, sem sinos tocando ou mesmo noivas sorridentes. É a igreja St Luke's (na esquina da Berry Street com a Leece Street ), conhecida pelos moradores de Liverpool como "a igreja bombordeada" ('the bombed out church'). Construída em 1833, St Luke's sofreu bombardeio aéreo da Alemanha nazista em 1941 - que destruiu seu telhado, vitrais e todo interior. Mas, significativamente, as paredes permaneceram erguidas.
Depois da guerra, a igreja foi mantida dessa maneira, - um memorial pelos mortos da guerra. Por dentro, existe hoje um pequeno jardim, "espaço de paz e tranquilidade", segundo placa explicativa aos visitantes.
Arco marca a entrada de Chinatown em Liverpool |
Pertinho dali, fica outro cartão postal da cidade: Chinatown. O imponente Arco na Nelson Street é a porta de entrada do bairro chinês em Liverpool.
Concebido como parte do projeto de revitalização da área desenvolvido pela Prefeitura, o arco teve seu design escolhido pela própria comunidade, por meio de uma competição. Todas as peças para montar a imponente estrutura foram importadas de Xangai, de onde vieram também vinte artesãos para participar de sua construção O local exato do monumento foi escolhido de acordo com a lógica do Feng Shui, para trazer bons fluidos e boa sorte à comunidade.
O monumento, em mármore e madeira, apresenta 200 dragões encravados, caracteres chineses em ouro e nas tradicionais cores verde e vermelho, e iluminação multicolorida especial. Inaugurado no ano 2000, o Arco tem 13,5 metros de altura - tornando-o o maior arco fora da China.
Os primeiros imigrantes chineses chegaram na cidade por volta de 1850 para trabalhar na indústria naval que crescia rapidamente. Segundo estatísticas da Organização Internacional de Imigração, são cerca de 30 mil imigrantes hoje na cidade. As ruas de Chinatown, permanentemente decoradas com lanternas chinesas, são repletas de restaurantes típicos - além de outros pequenos empreendimentos, como supermercados, lavanderias e livrarias.
Ano Novo: festa pelas ruas de Chinatown em Liverpool |
Em janeiro acontece nas ruas de Chinatown a tradicional festa que celebra a chegada do Ano Novo Chinês. Dançarinos com fantasias de dragões, unicórnios e leões, música, apresentação de lutas e tai chi chuan e queima de fogos de artifício atraem centenas de pessoas ao bairro.
Gostou? Compartilhe:
0 comentários:
Postar um comentário