COMO BRASILEIRO PODE VOTAR NA INGLATERRA ?


Uma leitora me perguntou: como os brasileiros morando na Inglaterra votam? Bem, a primeira providência que eu fiz para para poder votar aqui na Inglaterra foi transferir o meu domicílio eleitoral do Rio de Janeiro para a Inglaterra. Como fiz isso? Me dirigi, no início do ano, ao Consulado do Brasil em Londres munida de originais e cópias de vários documentos (entre eles comprovante de residência no Reino Unido - veja lista completa aqui ) e requisitei a transferência do meu título. O Consulado enviou o meu pedido de transferência de domicílio eleitoral + as cópias dos meus documentos ao Cartório Eleitoral do Exterior, em Brasília. O órgão analisou e deferiu o meu pedido e enviou meu novo título para o Consulado. Aí foi só buscar o o documento no Consulado. 

Com o meu título novo, eu posso votar aqui na Inglaterra. Esse ano há dois lugares para votar: no Consulado-Geral ou na Embaixada do Brasil - ambos localizados em Londres. O local depende, é claro, da seção de cada eleitor. 

Ah, os eleitores inscritos para votar em Londres que não puderem comparecer ao local de votação no (s) dia(s) de eleição deverão preencher o requerimento de justificativa e enviá-lo pelos correios à apreciação do Juiz eleitoral competente. (Informe-se melhor aqui  e aqui).  

Quem quiser fazer essa transferência de título deve saber que o novo documento demora geralmente entre 4 a 6 meses para chegar - contando a partir da data que foi solicitada a transferência. E a transferência do título deve ser requerida 150 dias antes da data da eleição.

Gostou? Compartilhe:

3 comentários:

  1. Claudia, sou Josias tenho atualmente 14 anos (daqui a dois meses 15), a pouco tempo comecei a apreciar e querer futuramente ir estudar e posteriormente morar na Inglaterra. Você acha que estou pensando da maneira correta?

    Que dicas você me daria para me preparar para futuramente (4 anos) morar em outro país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josias ! Minha dicas são: antes de mais nada, estude inglês - tudo fica mais fácil quando a gente sabe a língua (mesmo que seja só um pouco...). Depois, procure se informar sobre o curso q vc deseja fazer aqui; há dezenas de cursos de língua inglesa no Reino Unido - essa é uma maneira bem bacana de aprimorar a língua ! Boa sorte !

      Excluir
    2. Muito Obrigado. Pretendo ir para Inglaterra para estudar e morar aí.

      Excluir