JARDINS COMUNITÁRIOS NA INGLATERRA


Um projeto que eu adoro aqui na Inglaterra é o dos community gardens que transforma terrenos baldios de propriedade da Prefeitura e União - que viviam repletos de lixo e mato alto - em lindos jardins e hortas, mantidos pela comunidade. O projeto atinge muitas objetivos ao mesmo tempo : flores e plantas criam um lindo espaço de lazer e contemplação para os moradores; os legumes e frutas cultivados são distribuídos pelos moradores-voluntários que participam do projeto; e o trabalho coletivo na construção desses jardins encoraja a formação de laços entre os moradores, fortalecendo a comunidade.

São mais de 100 jardins espalhados por áreas urbanas e rurais do Reino Unido.  Os voluntários são de todas e idades e de diferentes backgrounds. Alguns dos projetos são desenvolvidos para oferecer apoio especial a certos grupos. Por exemplo: em Avshire, na Escócia, um jardim foi criado para ajudar ex-combatentes que serviram nas Forças Armadas - o trabalho no jardim serve, até hoje, como terapia para combater transtorno de estresse pós-traumáticoo. Já em Londres, moradores e sem-teto trabalham juntos no jardim batizado de Putting Down Roots (Criando Raízes) - frutas e legumes são vendidas e a renda é revertida para os sem-teto. Para muitas crianças e jovens que participam desses projetos, a jardinagem é uma maneira de aprender a valorizar o cultivo da terra; já para idosos a jardinagem transforma-se num hobby bem bacana

Gostou? Compartilhe:

Um comentário:

  1. Aqui no Brasil, este projeto também está dando certo! Pelo menos onde eu moro, em Pato Branco - PR, tudo funciona perfeitamente bem nas nossas hortas comunitárias. Adoro a ideia, imagino que em breve o mundo todo tenha estas hortas urbanas.
    http://www.diariodosudoeste.com.br/noticia/hortas-comunitarias-gentileza-com-o-proximo-e-com-o-meio-ambiente

    ResponderExcluir