VISITA À LEEDS - NORTE DA INGLATERRA



A primeira coisa que eu notei assim que cheguei em Leeds, cidade localizada no norte da Inglaterra, foi a quantidade de edifícios históricos - prédios que devido à sua importância arquitetônica e cultural são cuidadosamente identificados e preservados (são chamados de 'listed buildings'). São construçōes belíssimas, muitas datando dos séculos XVIII-XIX. Não há como não se encantar.


A grandiosidade dos prédios públicos: a Town Hall (Prefeitura) é belíssima...




                                           E o que dizer do antigo prédio do Correios - Old Post Office ??!!!
A linda Victoria Quarter, galeria repleta de lojas sofisticadas
em Leeds, vale a visita

Eu e o Mike passamos um fim de semana em Leeds. É pertinho de Liverpool (onde moramos) - cerca de uma hora e 20 minutos de carro.



A nossa visita começou com um passeio pela Briggate Street- rua principal do centro da cidade, repleta de galerias com lojas luxuosas. Essas galerias valem por si só uma visita - passeie pela Victoria Quarter, garanto que você vai adorar.

Se você estiver na cidade num domingo, não deixe de aproveitar a Farmer's Market na Briggate St. São dezenas de barraquinhas vendendo guloseimas diretamente pos produtores locais. Eu aproveitei e levei para casa bolos e queijos caseiros. 


A antiga cervejaria virou um movimentado centro cultural.
E o Henry Moore Institute apóia os escultures
Leeds borbulha cultura: a cidade tem uma importante companhia de ballet (Northern Ballet) , uma companhia de ópera e dezenas de galerias importantes. Nós visitamos a Leeds Art Gallery, que tem um acervo importante de obras do século XVIII, XIX, XX e peças contemporâneas. O prédio ao lado da galeria também vale a visita : é o Henry Moore Institute - centro que promove e incentiva o trabalho de escultores contemporâneos. Henry Moore - como eu já expliquei nesse post -  é um dos mais importantes artistas do Reino Unido; suas esculturas são belíssimas e super valorizadas. E a há três meses foi aberto um novo espaço cultural na cidade: o Tatley Art Center, localizado onde antes funcionava uma cervejaria super tradicional. 





Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário