Na minha última visita à Londres, estive na Tate Britain, que reúne o maior acervo de obras de artistas britânicos na capital. Com peças que datam de 1545 até hoje, o museu é parada obrigatória para quem conhecer um pouco mais sobre a arte produzida no Reino Unido. Eu destaco dois espaços especiais: as galerias com obras dos gigantes JMW Turner e Henry Moore.
Um das salas dedicadas a Turner na Tate Britain |
JMW Turner (1775-1851) é certamente o mais celebrado artista britânico. Suas aguarelas, óleos e desenhos enfocam dois temas em especial: a exuberante paisagem do Reino Unido e o mar - Turner retratatou como ninguém cenas de sobrevivência humana em naufrágios e tempestades. A sua extraordinária habilidade no uso da luz influenciaria os Impressionistas no final do século XIX.
Henry Moore (1898-1986) é um dos mais importantes artistas plásticos do Reino Unido. Suas obras - especialmente esculturas que retratam a natureza e o corpo humano - ocupam um espaço de destaque na Tate: são 634 peças ! Adoro as esculturas de mulheres reclinadas - monumentais e imponentes ou numa escala diminuta são extraordinárias e uma marca registrada do artista.
Obras espetaculares de Henry Morre na Tate Britain |
Gostou? Compartilhe:
0 comentários:
Postar um comentário