COMO AS ENCHENTES AFETAM INGLATERRA


As inundaçōes que castigaram a Inglaterra nas últimas semanas mostraram o país vulnerável à força das chuvas. Cerca de 6 mil casas foram inundadas pelas tempestades - o custo para reparar os danos é avaliado em 14 bilhōes de libras. Cenas impressionantes - de casas e ruas submersas e moradores sendo resgatados em botes por funcionários da Defesa Civil - tomaram conta dos noticiários e despertaram uma polêmica entre a população:  de quem é, afinal, a culpa por tanto transtorno?

De acordo com pesquisa do The Sunday Times, 60% dos leitores acreditam que o governo do primeiro-ministro David Cameron não respondeu de maneira rápida ao caos provocado pelas chuvas. Eu mesma assisti, pela TV, muitos depoimentos de moradores irados com autoridades que não haviam visitados os locais mais críticos - as vítimas estavam contando apenas com a ajuda de voluntários. O jornal The Times resumiu:  "a resposta do governo as enchentes foi lenta e muito desorganizada". Muita gente ainda ficou sem eletricidade em casa - o que é uma encrenca enorme no inverno - e linhas ferroviárias foram afetadas.



É, a situação não está muito boa para o lado do primeiro-ministro... Ainda segundo o jornal, a maioria dos leitores (72%) deseja que a verba que o Reino Unido destina a outros países do União Européia seja cancelada ( pelo menos provisioriamente) e enviada às vítimas domésticas das enchentes. 

Segundo os especialistas ouvidos pelo jornal, o governo ignorou dados científicos que mostravam que as mudanças climáticas poderiam provocar catástrofes como essa. A manchete do The Times de domingo parece confirmar essa hipótese ("Government gamble left thousands in deep water " -  "Aposta do Governo deixou milhares à mercê das águas"). 


Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário