LABIRINTOS E OUTROS JARDINS NA INGLATERRA


Eu nunca tinha percorrido um labirinto de jardim - minha estreia foi no Cliveden Maze, que faz parte dos jardins da Cliveden House, uma magnífica propriedade rural aberta à visitação pública, perto de Londres. Adorei o labirinto ( maze, em inglês) ! Aqui na Inglaterra muitos public gardens e parques oferecem esse tipo de entretenimento paisagístico. É igualzinho ao que imaginava ou via nos filmes: você segue um conjunto de percursos intrincados e criados com a intenção de desorientar o visitante e tenta chegar ao final. 


O Cliveden Maze, que demorou dois anos para ser construído, foi idealizado por Lord Astor, então proprietário da mansão, em 1894. São 500 metros de percurso, cercados por heras de dois metros de altura.
Segundo a funcionária que toma conta do labirinto, até mesmo crianças acima de 11 anos (!) conseguem chegar ao final, sozinhas, sem se perder:  geralmente levam uns seis minutos para percorrer o trajeto todo. Mas se você não conseguir chegar até o final (como eu), não se preocupe: ela entrega a cola - um mapa com o caminho... rs..  e você finge que conseguiu chegar ao final sozinha !!!! 


Knot gardens: outro tipo de estilo nos jardins ingleses
Nos lindos jardins de mansōes inglesas é comum também existir knot gardens, como esse aí de cima, em Sudeley  Castle, na região rural de Costwolds. Knot gardens, que foram especialmente populares durante o reinado da rainha Elizabeth I, caracterizam-se por criar um entrelaçado desenhado com  plantas - é realmente lindo.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário