MEDO DE VIAJAR DE AVIÃO?


Vamos combinar - viajar de avião é complicado... A gente fica preso num tubo de metal, no ar, a milhares de pés da superfície terrestre, e sendo conduzido por um homem que jamais vimos na vida... Como não sentir medo? Eu sei que muita gente concorda comigo e tem pavor de turbulências - inevitáveis em vôos longos, como os entre o Brasil e a Inglaterra. Pois nem tudo está perdido... Segundo os especialistas, esse medo é mais comum do que a gente imagina. As dicas para enfrentar vôos (longos ou não) são várias: a primeira dica é se distrair para não ficar pensando em todas as possibilidades catastróficas que podem acontecer. Ou seja: se envolver com música, filmes, livros, revistas.  As companhias aéreas ajudam nesse aspecto, oferecendo um cardápio variado que inclui ainda games, documentários e séries de TV.

A segunda dica vem da psicóloga Luisa Dillner, colunista do jornal The Guardian, que acredita que informação é sempre o melhor caminho. Quando o passageiro entende que as chances de uma avião sofrer algum tipo de pane e cair são ínfimas ele consegue um sentimento de segurança. A terceira dica é focar na realidade: "Quando houver uma turbulência, pense: 'É só uma turbulência'", disse Marcelo Victorino, comandante da Gol, à Folha de São Paulo. Bem deve ser fácil para ele, que faz do avião sua segunda casa... 



Para quem não consegue controlar o nervosismo, suor, tremor ou pânico, talvez a solução seja participar de um curso como o oferecido pela companhia aérea britânica Virgin Airline. As aulas do curso Flying Without Fear ajudam cerca de 3 mil passageiros por ano que têm medo de voar. No Brasil, a psicóloga Elvira Gross desenvolve um curso em que, além de assistir a palestras, o aluno passa por um simulador e toma um vôo de verdade com um grupo - mais informação sobre isso na Folha de São Paulo aqui.

Minhas dicas pessoais: eu sempre levo na bagagem de mão livro e revistas - revista é bom no caso de eu ficar muito nervosa e não conseguir me concentrar na leitura. Pelo menos fico folheando e vendo as fotografias. Tomo apenas uma taça de vinho tinto (já no lounge da cia aérea) pois me dá sono e dormir é uma benção. Se nada disso resolve, seguro na mão do Mike com muita força e rezo.

Depois de uma temporada no Rio, eu e Mike voltamos hoje para casa, em Liverpool... Vamos enfrentar 11 horas de vôo... Que bom !!!!! rs

Gostou? Compartilhe:

Um comentário:

  1. boas dicas, eu nem ligo tanto mais a minha mãe qualquer coisinha o avião ja ta caindo rs

    http://agorasouirish.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir