COMO É O TRANSPORTE PÚBLICO NA INGLATERRA ?


Os  recentes protestos no Brasil foram iniciados por uma insatisfação com o reajuste de ônibus, trens e metrô. E na Inglaterra, como funciona o sistema de transporte público?


O transporte público é eficiente - oferecendo um serviço seguro, com veículos confortáveis,  e que funcionam pontualmente e de maneira organizada. Em Londres, o metrô atende cerca de 1,1 bilhão (!) de passageiros por ano, que utilizam 270 estaçōes (!). O serviço apresenta preço justo e investimentos regulares em infra-estrutura e funcionários. Já os icônicos ônibus vermelhos de dois andares compōem uma rede movimentada de cerca de 7.500 veículos atendendo mais de seis milhōes de passageiros em cada dia útil (no fim de semana o movimento é menor). Os ônibus nunca estão superlotados pois o motorista (que cobra a passagem) controla a quantidade de pessoas no veículo. Quando chega no limite para que todos fiquem confortáveis ele simplesmente não deixa mais ninguém entrar. 


O resto da Inglaterra conta com serviço igualmente eficiente. Em algumas cidades  - como Bradford, Dewsbury, Huddersfield, Wakefield, Rotherham e Sheffield (todas na região de Yorkshire) existem até mesmo ônibus que fazem algumas rotas grátis para a população. Uma ideia que vai ser implantada ainda esse ano por Bristol (sudoeste), quando começa a circular no município o ônibus com tarifa zero. E, em Manchester (noroeste do país), a campanha Free Public Transport luta, como o nome já diz, pelo transporte público para todos. 


O sistema de trens inter municipais é super eficiente também, como já mostrei aqui.

Ou seja: sistema de transporte público na Inglaterra é digno, respeitando os cidadão que pagam ou pagaram imposto a vida toda.

Gostou? Compartilhe:

5 comentários:

  1. Olá!

    E quanto custa em libras a tarifa de transporte em trens e ônibus?

    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. So esqueceram de dizer que o valor das passagens varia de acordo com o horario, linha de onibus ou trem onde vc embarca e zona metropolitana para a qual vc quer se deslocar. Sem contar que integracao entre qqlr desses meios de transporte e baldeacao para diferentes linhas nao existe. Aqui em Manchester, no horario de pico, eu chego a pagar £5 no metro (~R$20). Se eu quiser pegar um onibus depois, pago de novo. Passagens de trem nao saem por menos de £30 (~R$120). Ou seja, eh td mt lindo e seguro, mas td eh mt lindo e seguro se vc tem dinheiro, onde quer que seja. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. barbara vc esta TOTALMENTE errada no seu comentario....Em londres existe o Oyster Card, com ele voce pode pegar QUANTOS onibus vc quiser e usar o metro QUANTAS vezes voce quiser por dia...é so voce recarregar por semana. Outro comentario ERRADO foi a respeito das zonas em londres. Ela é tarifada APENAS se voce for usar o trem ou metro, nos onibus não existe! Posso ter o OYSTER zona 1 e 2, mas utilizar o bus para ir a zona 4 sem nenhum acrescimo. Existem milhares de baldeações das linhas de metro, trem e bus em Londres, em quase tocas as estações voce pode trocar de linha ou se caso sair dela pegar um onibus bem na porta. é tudo MUITO lindo sim é tudo muito seguro mas NÃO é necessario gastar esse dinheiro todo que vc diz que é necessario. Ah, e o oyster custa uma media de 35 libras por semana! E esse trem de 30 pounds só pode ser para outra cidade, pois em londres voce pode utilizar o OYSTER card nele tambem!

      Excluir
  3. barbara vc esta TOTALMENTE errada no seu comentario....Em londres existe o Oyster Card, com ele voce pode pegar QUANTOS onibus vc quiser e usar o metro QUANTAS vezes voce quiser por dia...é so voce recarregar por semana. Outro comentario ERRADO foi a respeito das zonas em londres. Ela é tarifada APENAS se voce for usar o trem ou metro, nos onibus não existe! Posso ter o OYSTER zona 1 e 2, mas utilizar o bus para ir a zona 4 sem nenhum acrescimo. Existem milhares de baldeações das linhas de metro, trem e bus em Londres, em quase tocas as estações voce pode trocar de linha ou se caso sair dela pegar um onibus bem na porta. é tudo MUITO lindo sim é tudo muito seguro mas NÃO é necessario gastar esse dinheiro todo que vc diz que é necessario. Ah, e o oyster custa uma media de 35 libras por semana! E esse trem de 30 pounds só pode ser para outra cidade, pois em londres voce pode utilizar o OYSTER card nele tambem!

    ResponderExcluir
  4. barbara vc esta TOTALMENTE errada no seu comentario....Em londres existe o Oyster Card, com ele voce pode pegar QUANTOS onibus vc quiser e usar o metro QUANTAS vezes voce quiser por dia...é so voce recarregar por semana. Outro comentario ERRADO foi a respeito das zonas em londres. Ela é tarifada APENAS se voce for usar o trem ou metro, nos onibus não existe! Posso ter o OYSTER zona 1 e 2, mas utilizar o bus para ir a zona 4 sem nenhum acrescimo. Existem milhares de baldeações das linhas de metro, trem e bus em Londres, em quase tocas as estações voce pode trocar de linha ou se caso sair dela pegar um onibus bem na porta. é tudo MUITO lindo sim é tudo muito seguro mas NÃO é necessario gastar esse dinheiro todo que vc diz que é necessario. Ah, e o oyster custa uma media de 35 libras por semana! E esse trem de 30 pounds só pode ser para outra cidade, pois em londres voce pode utilizar o OYSTER card nele tambem!

    ResponderExcluir