O MASCARADO DO MOMENTO


Ele está em todas as manifestaçōes populares, protestando por todo o país. Quem ainda não viu o seu rosto branco, com sobrancelha, bigode e cavanhaque bem definidos, gritando palavras de ordem, enfrentando a polícia e fazendo valer a sua voz ? Mas você sabia que a máscara do momento tem sua origem num personagem super conhecido da história inglesa? A máscara evoca a figura de Guy Fawkes, que tramou explodir o Parlamento em Londres,em 1605, em protesto contra os desmandos do rei protestante James I.



A máscara com o rosto estilizado do inglês virou símbolo de protesto não apenas no Brasil, mas em mobilizaçōes em várias partes do mundo -  já foi utilizada na Turquia, na Irlanda do Norte e na Tailândia, entre outros países.

Guy Fawkes durante séculos carregou a reputação de vilão popular - e é até hoje na Inglaterra queimado em fogueiras no dia 5 de novembro (como uma espécie de Judas). Mas, recentemente, foi promovido de papel - de vilão virou uma espécie de herói mundo afora. A mudança tem muito a ver com o filme "V de Vingança", no qual o personagem principal - um rebelde do bem - luta para destruir os bandidōes do governo sempre usando a máscara.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário