LOCAÇÃO DE FILMES NA INGLATERRA



Você já se perguntou onde foram filmadas as cenas inesquecíveis de seus filmes favoritos? Se você é um cinéfilo e está planejando uma viagem à Inglaterra, confira os locais de algumas locações - você pode incluir uma visita a alguns desses cenários deslumbrantes.

Mansões rurais, parques e jardins estão entre as locações mais bonitas de filmes de época, como as de filmes baseados em livros de Jane Austen. "Emma" (1996), com Gwyneth Paltrow, teve muitas cenas rodadas nos belíssimos jardins de Mapperton House, em Dorset, de propriedade do duque de Sandwich. E Hugh Grant e Emma Thompson dançaram no luxuoso salão de festas de Wilton House (em Wiltonshire) durante as fimagens de "Razão e Sensibilidade" (ano 1995).

Algumas propriedades rurais são campeãs de locações, como a linda Halton House, em Buckinghamshire, que serviu de cenário para algumas cenas de " Discurso do Rei" (2010), filme que garantiu o Oscar a Colin Firth, e de "A Rainha" (2006), com a também oscarizada Helen Mirren.  


"Quatro Casamentos e Um Funeral",
filmado nas ruas de Londres

Londres é a cidade mais filmada da Inglaterra, aparecendo em blockbusters como "O Diário de Bridget Jones" (2001), "Quatro Casamentos e Um Funeral" (1994) e "Código da Vinci" (2006). Algumas empresas organizam tours - a pé ou de ônibus - para visitar os lugares onde aconteceram filmagens de cenas desses e outros filmes. Liverpool fica com um honroso segundo lugar - a arquitetura imponente da cidade, com seus prédios históricos e a bela zona portuária, tem se tornado uma das locações favoritas dos diretores de cinema.

Além da beleza do lugar, existem muitos fatores a serem considerados quando se escolhe uma locação: o custo do aluguel, a logística de transporte e acomodação do elenco e membros da equipe de produção, e o acesso do equipamento necessário à filmagem.  

Highclere Castle, onde é filmada a
série 'Downton Abbey'

Embora muitas vezes os cenários sejam construídos dentro de estúdios, nada substitui o charme de cenas filmadas em um 'lugar real'´. A série de TV de maior sucesso no momento por aqui, Downton Abbey, é filmada em Yorkshire, centro do país. Highclere Castle, residência da família de lord e lady Crawley, é mais que um cenário - trata-se de um personagem importante, a partir de onde toda a trama se desenrola.

Já na série "Emma", mais uma adaptação da obra de Jane Austen e estrelada por Romola Garai, a produção ergueu fontes e coretos na pracinha do vilarejo de Chilham (em Kent, sudeste do país), para dar mais autenticidade à trama.

Gostou? Compartilhe:

4 comentários:

  1. amei o post!por isso amo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou Carolina ! Essas locações são lindas mesmo! Qdo lembrar de outro assunto, sugira!

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudia, descobri seu blog no ano passado, quando fazia pesquisas para minha viagem a Londres, e adorei o formato e a variedade dos assuntos. Desde então, eu procuro ver os novos posts ao menos uma vez por semana e leio tudo!
    Depois de uns dois meses sem acessá-lo, por estar muito ocupada com os preparativos para a viagem de férias deste ano, com a viagem em si e com as arrumações pós retorno, eis que me deparei com a nova apresentação, que está linda, e com dezenas de posts novos!
    E não resisti a fazer um comentário neste aqui, pois adoro os livros da Jane Austen e procuro assistir a todos os filmes e séries inspirados na obra e vida dessa escritora. Tenho até uma listinha de locações do filme Orgulho e Preconceito, que está num extra do DVD do filme, e pretendo visitá-las um dia (ao menos as que permitirem visitas).
    Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar com seus leitores um pouco do que você vivencia a aprende aí na Inglaterra, além de informações sobre os mais variados temas.
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita! Fico muuuuito feliz que vc goste do blog ! É muito bom poder compartilhar minha experiência com vc - a idéia do blog é mesmo essa: mostrar cultura, tradição e comportamento do povo aqui da Inglaterra, tudo sob um olhar bem brasileiro rs. Eu aprendo muito, todos os dias - me encanto e me divirto com as coisas que vejo e percebo...Tb adoro a Jane Austen; os filmes ingleses baseados na obra dela são lindos. Aliás, adoro filmes e séries de época - atualmente estou viciada em Downton Abbey... rs Vc gostou da viagem à Londres? É uma cidade linda, né? Se vc tiver alguma idéia para posts, não se acanhe! Adoro sugestões! bj Claudia

      Excluir