LIVERPOOL: FESTIVAL CELEBRA IRLANDA


Aconteceu essa semana o Liverpool Irish Festival, evento que celebra a rica cultura irlandesa e seu impacto na cidade. Dezenas de atividades - entre elas apresentações de música e dança, palestras sobre literatura, peças de teatro e visitas guiadas a museus - aconteceram durante os dez dias da festa. Os pubs irlandeses da cidade ( e são muitos, como o lindo O'Neills ) também participaram do festival, em sua décima edição, organizando uma programação com muita música ao vivo.

A imigração de irlandeses para Liverpool se estabeleceu principalmente em meados do século XIX, quando a Irlanda enfrentou uma terrível epidemia de tifo e um período de fome decorrente da queda na produção agrícola. Mais de 800 mil pessoas morreram de fome e houve uma imigração maciça - milhares foram tentar vida nova em Liverpool, cidade inglesa mais perto de Dublin (capital da Irlanda). Resultado: as estimativas avaliam que cerca de 3/4 da população da cidade tem raízes irlandesas.

Dança típica também está
no cardápio do festival

Liverpool foi o ponto de partida de onde muitos imigrantes irlandeses seguiram para outras cidades na Inglaterra. Mas muitos permaneceram aqui, trabalhando no crescimento da região portuária da cidade - uma das mais movimentadas do mundo. A contribuição irlandesa na cidade se deu em outras áreas também, como esporte, música, literatura e artes plásticas.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário