DUBLIN: A PRISÃO KILMAINHAM GAOL


Uma maneira de aprender muito sobre a história da Irlanda é visitar a Kilmainham Gaol - prisão onde ficaram encarcerados e foram executados os líderes da luta pela independência do país. Eu sei - parece uma idéia deprimente, visitar uma prisão, aquele clima pesado. Confesso que não estava muito animada com a sugestão. Mas ainda bem que o Mike me convenceu - eu garanto que é um passeio imperdível, uma verdadeira aula de história!

Como eu disse aqui, Dublin é a cidade charmosa dos pubs e vibrante vida cultural e noturna. Mas Dublin também tem seu lado sofrido e sombrio. E nenhuma visita à cidade é completa sem conhecer Kilmainham Gaol, palco central de importantes momentos da conturbada história política irlandesa.

Kilmainham Gaol: aula de história
sobre a Irlanda
Kilmainham foi construída em 1787, inspirada na Bastilha, de Paris, e desativada em 1924. Passou décadas abandonada até que, em 1960, foi restaurada. O seu excepcional valor histórico foi então resgatado e o prédio aberto ao público, que pode conhecê-lo por meio de uma super interessante visita guiada, de cerca de 90 minutos.

Compartilho com vocês um pouco do que aprendi lá: Kilmainham Gaol era uma prisão tanto para criminosos políticos como para os comuns. Entre 1845 e 1850, a Irlanda atravessou uma fase dificílima na sua história: uma severa crise na produção agrícola provocou um período conhecido como a Grande Fome, gerando a morte de quase um milhão de pessoas e forçando um outro milhão a emigrar da ilha (um terço de toda a população da Irlanda dependia unicamente da colheita de batatas para sobreviver).

Ilustração sobre a Grande Fome, na Irlanda, durante o séc XIX

Pois bem, milhares de pessoas, que literalmente estavam morrendo de fome, roubavam comida com o objetivo de serem presos e irem parar na Kilmainham Gaol. Por que cargas d´água alguém iria querer ser preso? Porque eles tinham a certeza que na prisão seriam alimentados pelo menos uma vez por dia.
A prisão acolhia homens, mulheres e crianças - todos juntos nas mais duras condições penintenciárias que se possa imaginar. Esse período de fome e severa crise marcaram indelevelmente a história da Irlanda. Entrou para a memória popular; é sem dúvida uma das feridas mais lembradas pelo povo.

Kilmainham Gaol

Pois bem, na prisão também ficavam os participantes das revoltas que lutaram pela independência do país. Em 1916 foram executados na prisão os 16 líderes de um importante levante, verdadeiros mártires da história política da Irlanda. Alguns desses revolucionários eram muito jovens - 18, 19 anos. O sofrimento que enfrentaram ficou registrado em cartas à família, que podem ser vistas no museu da prisão. E algumas estórias dos últimos momentos de vida desses homens comoveram intensamente a população do país, como a de Joseph Plunkett, que se casou, na prisão, dez minutos antes de ser executado.

A prisão tem duas alas. A parte antiga, mais deprimente, é a ala oeste, composta de corredores escuros e celas claustrofóbicas. A ala leste, aberta em 1864, reflete o projeto de modernização da prisão, por meio de um amplo espaço com 3 andares, cercado por corredores que dão acesso às celas. Esse prédio já serviu de locação para muitos filmes, entre eles “Michael Collins” e o “Em nome do Pai”.

A visita guiada ipela pris'ao (Inchicore Road) inclui um tour pelas duas alas da prisão, pela capela, pelo local onde os líderes políticos foram executados e um passeio pelo museu.


Gostou? Compartilhe:

Um comentário: