DUBLIN: MAIS DICAS DE PASSEIOS



Como já falei aqui, Dublin é uma cidade linda e muito charmosa. Relativamente pequena, é fácil de ser explorada a pé - o que, na minha opinião, é sempre a melhor opção para conhecer uma cidade. Hoje vou falar agora de pontos turísticos situados na região sul - onde, em 800 dC, os Vikings fundaram a cidade (num post anterior fiz uma lista daquelas que considero as 'top attractions' da cidade - aqueles passeios imperdíveis - existem, é claro, várias outras possibilidades).

Comece seu passeio pela região sul da cidade em Temple Bar, que como eu comentei aqui, é um bairro charmosíssimo, repleto de pubs, restaurantes, galerias de arte e livrarias, perto do rio Liffey.  Explicação sobre o nome do bairro: a área  pertencia, no século XVI, a Sir William Temple, que adorava passear ao longo do Liffey com sua família. E a palavra 'Bar' aqui significa leito do rio e não estabelecimento que vende bebidas alcólicas.

Temple Bar: boemia noturna

Com o passar do tempo a região entrou em declínio, tornando-se durante muitos anos uma das regiões mais pobres e marginalizadas da cidade. Somente recentemente, a partir da década de 90, a área foi revitalizada, tornando-se esse vibrante centro de lazer que é hoje.


Perto dali fica Grafton Street, a rua das lojas bacanas. É uma rua fechada para pedestres, onde além das vitrines apetitosas, você sempre vê artistas cantando, dançando ou tocando algum instrumento.

Depois de se encantar com as vitrines, siga até o Trinity College, pertinho dali, na College Street. Oásis de tranquilidade no meio do burburinho da região, a universidade é a mais antiga do país, fundada em 1592.

Biblioteca lindíssima no Trinity College

A maioria dos turistas segue direto para a biblioteca onde se encontra o Livro de Kells. Produzido por monges irlandeses, provavelmente no ano de 560 dC, contém belíssimas ilustrações de inspiração celta sobre os Evangelhos. O salão principal da biblioteca (Long Room) é o mais lindo acervo de livros antigos (200 mil !) que já vi na vida - você vai ficar maravilhado, tenho certeza.

De lá, vale uma visita à National Library, bem pertinho, na Kildare Street. Inaugurada no final do século XIX, o prédio tem um lindo estilo arquitetônico renascentista concebido por Sir Thomas Deane. A sala de leitura da biblioteca é belíssima, e foi durante muitos anos o refúgio favorito do escritor James Joyce.

Estátua de Oscar Wilde na Merrion Square
E nesse espírito literário, finalize o dia visitando a Oscar Wilde House, na Merrion Square, onde o escritor irlandês, um dos meus favoritos, viveu durante sua juventude, entre 1855 e 1876. Na praça, uma das mais famosas de Dublin, a estátua de Wilde, encostado languidamente sobre uma pedra, dá uma boa idéia da personalidade de escritor. Wilde foi um dandi (palavra generosa para definir um homem afetadamente elegante), famoso tanto por sua personalidade quanto sua obra, que sacudiu a Inglaterra Vitoriana ao retratar com fina ironia a sociedade de então. 



Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário