Semana passada eu e o Mike viajamos para Dublin, capital da Irlanda. Adorei o passeio - Dublin é linda e charmosíssima, oferecendo tudo que um turista espera de uma capital européia: arquitetura elegante, museus fabulosos, vida cultural e noturna vibrante e badalada. Nesse post, vou contar para vocês um pouco sobre o que aprendi sobre a cidade e compartilhar dicas dos passeios que mais gostei.
O blog é sobre a Inglaterra, mas vale a dica sobre a Irlanda, né?
Cidade que enfrentou um turbulenta história política até sua independência do Reino Unido, em 1916, Dublin construiu ao longo dos anos uma identidade e estilo de vida muito próprios. Que os moradores da cidade adoram uma festa (a maioria dos pubs têm música ao vivo) e uma cerveja (uma das melhores do mundo, a Guiness, é feita lá) todo mundo já sabe. Mas Dublin também tem uma tradição literária fortíssima: escritores como James Joyce, Oscar Wilde e Bernard Shaw são alguns dos nomes famosos que nasceram na capital.
Depois de passar por um boom econômico nos anos 90, a situação anda complicada - com grave recessão e desemprego, como muitos países da Europa. Para o turista, os preços são salgados, mas ainda vale a visita.
Só para lembrar, de novo: a Irlanda não faz parte do Reino Unido. É um país independente, cuja moeda é o euro (quem quiser saber quais os países fazem parte do Reino Unido e da Grã-Bretanha, eu fiz esse post aqui bem explicadinho).
Como eu já disse, a história do país não foi fácil: além do domínio britânico, os irlandeses enfrentaram, em meados do século XIX, uma terrível epidemia de tifo e um período de fome decorrente da queda na produção agrícola devido a uma praga. Mais de 800 mil pessoas morreram de fome e milhões imigraram (principalmente para os Estados Unidos).
Monumento pela Guerra da Independência, em Dublin |
Bem, se você é como a maioria dos turistas de passagem pela cidade e não dispõe de muito tempo, as minhas 10 top dicas de passeios são:
1. Passear a pé pelo Temple Bar, bairro charmoso, repleto de pubs lindos, restaurantes com comida típica irlandesa (e também repleto dos de gastronomia internacional), livrarias e barzinhos.
2. Parar num pub e tomar uma cerveja, é claro! Eu recomendo os tradicionais O' Neills ,The Duke ou o Old Stand . São históricos e lindos - decorados com bandeiras e muitas flores nas janelas.
3. Dar uma volta ao longo do rio Liffey, que banha a cidade, apreciando as pontes e a linda arquitetura georgiana (final do século XVIII ) dos prédios a sua volta.
Pubs históricos dão charme à cidade |
4.Visitar o Trinity College e sua magnífica biblioteca, cuja acervo conta com as belas e históricas ilustrações do livro de Kells, manuscrito religioso feito por monges celtas por volta do ano 800.
5.Conhecer pelo menos uma das inúmeras igrejas da cidade, como a Christ Church Cathedral ou a St Patrick´s Cathedral.
6.Visitar o Centro James Joyce, que tem uma mostra permanente sobre o autor.
7. Fazer umas comprinhas - ou pelo menos olhar as vitrines - das lojas bacanas da Grafton Street, dando uma passadinha para tomar um capuccino no Bewley´s, a mais famosa coffee shop de Dublin.
8. Visitar a Kilmainham Gaol, prisão onde ficaram presos e foram executados os líderes da revolução pela independência da Irlanda. A visita guiada é bem bacana e explica sobre as duras condições penitenciárias do século 19.
9. Para os amantes de literatura o passeio Lietrary Pub Crawl é sensacional: dois atores guiam os participantes pelos pubs frequentados por autores famosos e boêmios da cidade, interpretando cenas de suas obras.
10. Visitar a cervejaria Guiness, verdadeira instituição da cidade, fundada em 1759. Lá você vai conhecer detalhes da sua fabricação, de sua história e aprender como servir uma "pint" perfeita.
O melhor é começar fazendo aquilo que todo turista sabe: pegue um daqueles ônibus turísticos vermelhinhos (em Dublin há os pintados de verde também, é claro!), cujo roteiro custa cerca de 16 euros por pessoa e cobre todas (e algumas outras) atrações descritas acima. Você pode utilizar a passagem por dois dias e fazer o passeio descendo nas paradas que quiser.
Funciona assim: se quiser descer do ônibus e visitar um museu, sem problemas. Você desce, visita o museu, tira fotos, tomar um cafezinho e pega o próximo ônibus da mesma companhia para seguir o passeio até a próxima parada. É só mostrar o bilhete para o motorista.
Nos próximos posts vou falar mais de cada um dos passeios acima.
Gostou? Compartilhe:
0 comentários:
Postar um comentário