Que tal visitar uma exposição em um local diferente de um museu? A British Library (Biblioteca Nacional Britânica), em Londres, está apresentando uma mostra espetacular e imperdível para quem gosta de livros: "Writing Britain - Wastelands to Wonderlands" (" Escrevendo a Grã-Bretanha - Da Terra Devastada ao País das Maravilhas"). Para quem não se lembra, o título remete às obras do poeta TS Eliot e do escritor Lewis Caroll, respectivamente.
A exposição, em cartaz até o dia 25 de setembro, pretende mostrar como a paisagem das ilhas britânicas inspirou vários autores. "Queremos mostrar nossos tesouros ao mundo", explica Tanya Kirk, curadora da mostra.
E os tesouros recheiam a mostra, como rascunhos rasurados e corrigidos de obras icônicas como "Ulysses", de James Joyce, "A importância de Ser Honesto", de Oscar Wilde, ou os manuscritos de "Rebecca", de Daphne de Maurier, e "Jane Eyre", de Charlotte Brontë.
Participam da exposição também autores contemporâneos - como Ian McEwan (autor de "Solar" e presença celebrada na última edição da Flip em Parati) e a popularíssima J.K.Rowlings (da saga "Harry Potter"), que por meio de entrevistas exibidas em TVs explicam como a geografia das ilhas britânicas foi retratada, descrita, sonhada e imaginada em suas obras.
Rascunho da letra de "In my life", de John Lennon |
Cerca de 150 peças literárias completam a exibição, que também conta com videos, cartas, fotografias, mapas e também rascunhos de letras de música, como "In my life", de John Lennon, com referências à cidade de Liverpool.
Gostou? Compartilhe:
0 comentários:
Postar um comentário