INGLATERRA: VIAGEM DE AVIÃO

Aeroporto Jonh Lennon, em Liverpool

Hoje decidi escrever esse post com dicas de viagens de avião - tanto as mais longas, do Brasil para a Inglaterra, quanto as mais curtas, da Inglaterra para outro país da Europa.

Antes da viagem:
  • Escolha sapatos bem confortáveis para a viagem. Salto alto pode ser elegante e sexy, mas não funciona no avião e muito menos no aeroporto. Não apenas em Heathrow, mas em todos os aeroportos de capitais na Europa, você anda quilômetros!!!! Não estou exagerando - são muitos os terminais dentro do mesmo aeroporto e se você tem que fazer alguma conexão, você anda 10, 15 ou até mesmo 20 minutos!
  • Se você tem algum tipo de restrição alimentar - é vegetariano, ou sofre com intolerância à lactose ou glúten, por exemplo -, avise à companhia aérea com antecedência. Assim, você vai receber uma refeição de acordo com as suas necessidades. Se você comprou a passagem com uma agente de viagem, peça a ele para providenciar isso. Senão, acesse o site da empresa e faça você mesmo a solicitação. Mas tem que ser feito com pelo menos uns oito dias de antecedência - não adianta ser na véspera do vôo.
  • Como comida de avião não é lá essa maravilhas - a não ser que você esteja na primeira classe - , se você é meio chatinho para comer, leve umas barrinhas de cereal, ou um saquinho dos seus biscoitos favoritos.
  • Durante o vôo, você pode assitir filmes, séries de TV, documentários e escutar música. Mas é sempre bom levar o seu Ipod.
  • Você recebe uma mantinha para se cobrir, mas se é friorento, não custa nada levar uma pashmina ou um xale.
  • Não é permitido transportar na bagagem de mão objetos pontiagudos, como facas, canivetes (e semelhantes), nem isqueiros. No check in de todas as companhias aéreas tem uma lista de outras restrições do gênero.
  • Na bagagem de mão: coloque todos os líquidos, produtos em spray ou pastosos (tipo pasta de dente ou máscara de cílios) em uma necessaire de plástico transparente. Na hora da inspeção antes do embarque, tire a necessaire da bagagem de mão e coloque na bandeja que vai passar por inspeção. Não é permitido qualquer líquido ou gel em embalagem que exceda 100 ml. Não há restrição para alimento infantil. Compras feiatas no Duty Free também não sofrem fiscalização, mas deve ser apresentadas na sacola do duty free lacrada (é sempre bom ter o recibo de compra à mão, geralmente ele é grampeado ou colocado na sacola ).

Depois da viagem:

  • Cidadão brasileiro não necessita de visto para a Inglaterra. Ao chegar no aeroporto a primeira coisa a fazer é preencher o formulário de imigração, que tem perguntinhas fáceis: nome, nacionalidade, endereço na Inglaterra (nome do hotel, por exemplo), número do passaporte.

  • Depois você é dirigido - por agentes do serviço de imigração - à fila de cidadãos não-europeus. Mesmo se você estiver acompanhado de um cidadão inglês, você deve ficar na fila dos cidadãos cujos países não fazem parte da Comunidade Européia. Quando chegar a sua vez você responde a algumas perguntas a um agente. Geralmente é tranquilo, são perguntas para esclarecer o tipo de vista - turismo?, estudo? - e quanto tempo você pretende permanecer no país. Eles também perguntam algo como: "Onde você vai ficar?" - e aí você dá o endereço do hotel, albergue ou da casa de amigos onde ficará hospedado. A entrevista dura, geralmente, poucos minutos. Mas é sempre bom ter a passagem aérea de volta ao Brasil à mão e um documento confirmando a reserva do hotel.
  • Se você não fala inglês, pode fazer a entrevista com uma amigo que se garanta na língua.
  • Depois é só pegar a bagagem que foi despachada.
Viajando da Inglaterra para outros países da Europa:

  • Como a Inglaterra é um país pequeno, eu recomendo viajar de trem dentro do país. Mas para ir da Inglaterra para outros países da Europa, o avião é bom e barato. Cheque promoções em empresas como a EasyJet .
  • Algumas companhias aéreas, como a EasyJet, dão um super desconto se você não despachar nenhuma bagagem, só levar uma bagagem de mão. Mas tem que ser apenas uma por passageiro e o tamanho é limitado - não pode ser uma mala gigantesca. Eles checam com rigor antes dos passageiros entrarem no avião.
  • Nesses vôos baratos, você tem que comprar qualquer lanchinho que queira fazer. Tem sempre um cardápio com os lanches oferecidos - geralmente sanduíches, chips, biscoitos e chocaltes, além de refrigerantes. Os comissárisos passam oferecendo os lanches, que podem ser pagos em libras ou euros.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário