Com arquitetura arrojada e ambientes interativos, o Museum of Liverpool é mesmo um programa para toda a família. O novo prédio do museu foi oficialmente inaugurado pela rainha em dezembro último - mas aberto desde julho para visitação pública. Localiza-se num dos cartões postais da cidade, o Albert Dock, que já mostrei aqui.
Museu fica em área nobre da cidade: o Albert Dock |
Exposições permanentes nos três andares do edifício contam a história da cidade, abordando seus aspectos geográficos, população, imigrantes e desenvolvimento econômico.
O projeto arquitetônico, que mereceu aplausos dos especialistas da área, é do holandes Kim Herforth Nielsen e teve inspiração na arte japonesa dos origamis e nos navios que transitavam no porto da cidade.
Dos navios, o projeto herda o formato da parte da frente, feito de vidro e aço. Dos origamis, a construção aposta num aspecto mais holístico apresentando cruzamento de plataformas inclinadas, que gradualmente se tornam esculturas. A intenção é facilitar o fluxo de pedestres. A construção do projeto consumiu respeitáveis 72 milhões de libras.
Na parte interna do museu, uma escada central em espiral conecta os três pavimentos.
A interatividade do museu agrada o público. Painéis com dispositivos de som e luzes, quebra-cabeças gigantes, jogos de perguntas e respostas desafiam a imaginação e memória do público convidando a todos a ir além do papel de meros visitantes.
Gostou? Compartilhe:
Acabei de voltar de 2 dias em Liverpool e foi um dos museus que mais gostei.
ResponderExcluirÉ fabuloso mesmo, né Paulo !
Excluir