SERVIÇO DE SAÚDE NA INGLATERRA


O serviço público de saúde na Inglaterra (National Health Service , ou simplesmente NHS ) é realmente muito eficiente e organizado. Para vocês terem uma idéia dessa organização, eu vou contar a experiência que tive com o meu cadastro e a primeira avaliação médica (um check-up) - passos necessários para ter acesso à rede. Na foto acima você vê a entrada do Royal Liverpool University Hospital - o maior da cidade. 

1. Bem, o primeiro passo foi fazer o meu registro online - preenchendo dados básicos como nome, idade e endereço. Lembrando: criado em 1948, o NHS oferece atendimento de qualidade e gratuito a todos os residentes legais do Reino Unido. 

Depois de  preencher meus dados online, escolhi o posto médico mais conveniente para mim (perto da minha casa) e marquei uma consulta de avaliação da minha saúde. Isso foi tudo feito online e não demorou mais que 5 minutos.


O posto de saúde do NHS em Liverpool onde
eu tive minha consulta

2. No dia da consulta, me dirigi ao posto de saúde. Fui atendida, na hora marcada, por uma enfermeira que me fez perguntas sobre o meu histórico de saúde, alimentação e estilo de vida; tirou a minha pressão e me pesou. Mesmo estando com peso e pressão normais, ela me ofereceu várias dicas sobre nutrição balanceada e como evitar risco de desenvolver doenças cardiovasculares etc - informaçōes claras e precisas. 

O NHS se preocupa muito com a prevenção de doenças e em estimular hábitos saudáveis. Por isso, a instituição desenvolve  campanhas anti-tabagismo, estimula atividades físicas e encoraja cuidados com o bem estar mental.  Recebi vários folhetos com outras dicas sobre todos esses assuntos.

3. Em seguida, me dirigi a uma outra sala para fazer um exame de sangue. 

A consulta + exame duraram cerca de 50 minutos. Me avisaram que receberia, por email, o resultado dos exames em breve. Se os exames apresentassem algum problema, eu seria convidada a repeti-los e, confirmando o resultado, seria encaminhada para um médico.

4. Dois dias depois recebi por email o resultado dos exames de sangue (tudo normal!).

A partir de agora, cada vez que eu necessitar, eu posso ir até esse mesmo posto de saúde - não há necessidade de marcar uma consulta. Lá, serei atendida por um médico clínico geral (GP, em inglês). Se necessário, ele encaminha os pacientes para um especialista - ortopedista, cardiologista etc - que trabalha em algum hospital da rede. 


Nesse posto de saúde há também uma farmácia, onde aposentados e outras pessoas que têm direito a benefícios podem recolher os medicamentos receitados pelos médicos sem custos.



Isso é o básico. O NHS oferece vários outros serviços, entre eles:


  • Pacientes idosos e os que apresentem alguma condição de saúde que deve ser acompanhada são avisados regularmente - por meio de correio, emails, ou por mensagem no celular - das datas de exames e consultas periódicas;
  • Pacientes com problemas como alcoolismo, ansiedade e sobre peso, por exemplo, contam com grupos de apoio para lidar com o problema/ condição;
  • Adultos com mais de 40 anos são convidados a fazer check up regulares para avaliar risco de desenvolverem doenças cardiovasculares ou diabetes, por exemplo;
  • Pacientes interessados em monitorar consumo de calorias, álcool ou o ritmo de sua atividade física, por exemplo, contam com  apps desenvolvidos pelo NHS e que podem ser baixados em celulares ou tablets. 

Gostou? Compartilhe:

7 comentários:

  1. Minha primeira consulta foi igual, rapida e eficaz. Achei interessante algumas das perguntas da enfermeira , como por exemplo: Voce ja fez sexo por dinheiro? Como foi a sua ultima relcao sexual? Eu respondi a primeira pergunta que nunca havia feito sexo por dinheiro, e sobre a segunda que havia sido boa, mas sobre a segunda resposta, ele nao ficou satisfeita e queria saber como, no sentido de que maneira o sexo foi praticado, entao dei os devidos detalhes. Tambem fui ao Brunswick, um centro de prevencao a doencas sexualmente transmissiveis para exames expecificos - tive meu sangue examinado (tudo normal) e uma serie de dicas de comportmanto, que para alguem da area da saude como eu, foi mais uma bate papo. Tudo isso sem custo e rapido. Enfim acho que em um periodo de duas semanas tive meu sangue examinado pelo GP, pelo Brunswick Health Centre e o hospital geral da regiao onde moro - esses 3 locais vou a pe.

    ResponderExcluir
  2. É simplesmente maravilhoso, hj moro no brasil, mas morava em londres e comparando o pre natal que tive lá quando estava grávida do meu primeiro filho, em relação ao pré natal que recebi aqui de um caro convenio medico, dá até vergonha. Não tem como nem descrever, as diferenças são muitas.

    ResponderExcluir
  3. Cláudia gostaria de uma ajuda. Estou pensando em ir para Liverpool, porém faço tratamento médico com psiquiatra e tomo remédios de uso contínuo aqui no Brasil. Será que ai consigo tratamento também, estou com um pouco de medo, pois não posso levar uma quantidade muito grande da medicação e também não posso ficar sem o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Como eu informei no post, o NHS é oferecido a todos os residentes legais do país...

      Excluir
  4. CLaudia...É difícil conseguir estágio aí na Inglaterra, meu filho pensa em fazer estagio aí em Zootecnia..

    ResponderExcluir
  5. Esse serviço de saúde faz eco , eletrocardiograma e ergometria gratuita?

    ResponderExcluir