O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS EM LIVERPOOL ?

Liverpool é uma cidade com várias opçōes culturais para a criançada. No último fim de semana, eu fui conferir de perto os que os museus e centros culturais da cidade oferecem para pais e seus filhotes. Hoje vou dar algumas dicas de atividades bem bacanas - todas grátis !



1. O playroom  da Walker Gallery é um espaço ideal para pais e crianças de até 5 anos. (Para quem não lembra, a Walker Galley é uma das mais importantes galerias de arte do país - e vale um passeio com calma). O playroom ( esse dá foto acima) foi projetado para introduzir a criançada ao mundo arte - o que é feito de maneira muito lúdica e divertida. Há muitos livros infantis disponíveis para leitura; fantasias para os que têm vontade de se vestir e brincar como rei, princesa ou fada; um mood room - um ambiente onde os pequenos exploram sons e cores; e até mesmo um palco para show de marionetes. E, claro - como não podia deixar de ser -  os crianças são incentivada a colocar a mão na massa, usar pinceis e lápis de colorir e produzir desenhos, que depois de prontos são expostos numa galeria infantil ali mesmo. 



Há atividades fixas que acontecem todas as semanas - como a toddler time - para crianças de até 2 anos; e a rhyme time, em que a criançada pratica rimas de músicas conhecidas. 

Há recreadoras no espaço, mas elas não estão ali para tomar conta das crianças - e sim organizar e encorajar atividades. Ou seja: as crianças só podem ficar acompanhadas por um responsável. Aberto diariamente, das 10h até às 5h e é grátis.

2. Do lado da Walker Gallery, localiza-se um outro espaço espetacular para levar as crianças, especialmente as maiores de 4 anos: é o World Museum. O museu reúne um lindo Aquarium (com todos os tipos de peixes que você possa imaginar), um planetário,  esqueletos de dinossauro, além de coleçōes de insetos ( a horripilante Bug House). É uma verdadeira aula de ciência. 


Dinossauros e Aquarium no World Museum em Liverpool

O museu está permanentemente repleto de crianças - acompanhadas dos pais ou  com os professores, aproveitando um passeio escolar. Ou seja: tem uma vibração muito boa !
Aberto diariamente, das 10h até às 5h. De graça.


No verão acontecem muitas atividades para as crianças no lindo jardim do Blue Coat 
3. A minha terceira dica acontece são as sessoes de leitura que acontecem regularmente no Blue Coat - um centro Cultural no coração da cidade. No dia em que eu estive lá, o livro  que estava sendo lido era " Vinte Mil Léguas Submarinas", de Julio Verne. Já num outro dia aconteceu uma sessao de leitura numa tenda - no lindo jardim do Blue Coat - tudo para favorecer o clima do livro de aventuras "Tales in the Tipi"... 



E como nunca é cedo demais para começar a aprender a gostar de ler, o Blue Coat está organizando em april um Baby Club para bebês de até um ano. O evento tem duração de 10 semanas e inclui cá e bolo para os pais.

E quem lê os livros para as crianças? Como eu já expliquei aqui, a prática de storytelling é bem forte na Inglaterra. No Blue Coat, muitas das estórias são contadas pelos participantes do grupo Liverpool Storytelling - profissionais na arte de ler estórias, interpretando-as e tornando-as fascinantes para quem as escuta. Aliás, o grupo faz workshops regulares no Bluecoat para ensinar a arte de contar estórias. 

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário