EDIMBURGO, CAPITAL MUNDIAL DE RUIVOS


Vocês sabiam que Edimburgo, na Escócia, é a capital dos ruivos do planeta? Uma pesquisa revelou que 40 por cento dos habitantes da cidade carregam o gene que determina a cor avermelhada dos cabelos. Segundo o estudo, da empresa British DNA, há cerca de 20 milhōes de ruivos no Reino Unido. Alguns deles são super celebridades, como a cantora Florence Welch e o príncipe Harry. 

O fotógrafo escocês Kieran Dodds desenvolveu recentemente o projeto fotográfico 'On being ginger' para entender o que é ser ruivo hoje. A maioria dos entrevistados ( e fotografados) revelou que já sentiu na pele um certo preconceito por causa da cor de seus cabelos e pele, mas que, no fundo, adora se sentir especial . "I'm the only redhaired girl in class, so I feel different, which is a good thing" ("Eu sou a única ruiva na minha classe, então me sinto diferente, o que é bom", disse Natasha McDonald, de 7 aninhos. 


Lindas imagens do projeto do fotógrafo Kieran Dodds
Existem outras iniciativas por aqui que visam celebrar cabelos vermelhos, pele clara e sardas. Um deles é a Irish Redhead Convention , evento em que pessoas ruivas se reúnem e participam de atividades super bacanas como competiçōes para escolher "a melhor barba vermelha",  "o cabelo ruivo mais longo", "as mais lindas sardas" ou "a família mais ruiva " . Acontecem ainda no evento projeçōes de filmes e exposição de fotografias.


Príncipe Harry, a cantora Florence Welch e a rainha Elizabeth I : ruivos famosos
No mesmo estilo aconteceu em Manchester recentemente a segunda edição de um festival pelo orgulho ruivo, o Redhead UK, inspirado num evento semelhante organizado na Holanda. Na ocasião, shows, palestras, exibiçōes e várias cabines de fotos onde os ruivinhos podiam registrar a farra. 

Para entender melhor: os ruivos apresentam suas características de cabelo e pele devido a uma mutação genética no receptor Melanocortina-1 (MC1R), responsável pela produção da melanina, que determina a pigmentação da pele e dos pelos. 

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário