COMO É ELEIÇÃO NA INGLATERRA ?


Às vésperas da eleição no Brasil, muitos leitores têm se mostrando super interessados sobre o sistema de votação na Inglaterra. Bem, para começar, por aqui o voto não é obrigatório. O voto é um direito: o eleitor vota se quiser, se achar que algum candidato de fato o representa, ou se achar que é necessário que sua opinião seja representada. O cidadão que desejar votar em alguma eleição deverá ter 18 anos e se cadastrar - o cadastro pode ser feito online. 

A eleição não é eletrônica. Acontece como era antigamente no Brasil: os eleitores marcam o representante de sua preferência numa cédula que é então depositada na urna - a ballot box, como é mostrada na foto. 

E se vota em quem? Nos MPs -Members of Parliament, representantes do Parlamento. Esses MPs representam os distritos eleitorais do país: são 650 representantes no Parlamento - um para cada distrito. (Veja mais detalhes sobre o Parlamento aqui). 

O partido que obtém a maioria dos MPs (326 num total de 650) é chamado pela rainha a formar Governo e seu líder tornar-se o primeiro-ministro. 

Ou seja (para reforçar e ficar bem claro): o eleitor não vota diretamente no nome do primeiro-ministro ; e sim no representante do Parlamento (MP). O sistema é parlamentarista - não existe presidente da república.

Existem muitos partidos no Reino Unido - os principais são o Conservative Party (Partido Conservador), do primeiro-ministro David Cameron, o Labour Party (Partido Trabalhista) e o Liberal-Democratic Party (Partido Liberal Democrata), que atualmente faz coalizão com o governo de Cameron. 

Em maio do ano que vem acontecem as eleiçōes para o Parlamento. Se o partido Conservador ganhar a maioria das cadeiras no Parlamento, David Cameron vai conseguir um segundo mandato como primeiro-ministro. Se o Partido Trabalhista vencer, o líder desse Partido, Ed Milliband, será o novo primeiro-ministro. 



Gostou? Compartilhe:

2 comentários:

  1. Bom artigo. Eu acrescentaria que o gabinete de governo (equivalente aos ministros) são nomeados pelo primeiro ministro. Mas ele só pode nomear parlamentares (eleitos pelo povo), e não quem bem quiser, como acontece em certa Repúblicas tropicais presidencialistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo ! Eu expliquei um pouco sobre isso nesse outro post aqui, n sei se vc leu...http://porainainglaterra.blogspot.com.br/2013/06/como-funciona-sistema-eleitoral.html
      Abraço !

      Excluir