PEÇA DE OSCAR WILDE EM LONDRES




Minha super amiga Katia Lazarini, professora de inglês e especialista em cultura britânica, assistiu recentemente, em Londres, a uma peça de Oscar Wilde  (1854-1900), escritor irlandês que continua a exercer enorme fascinação nas platéias contemporâneas. Ela adorou a experiência : "Uma emoção quase indescritível ". Generosa, Katia concordou em dividir com os leitores deste blog a experiência. Abaixo, segue seu relato: 

"Há algumas semanas, tive a oportunidade de assistir a uma peça no Harold Pinter Theatre em Londres. A peça, The Importance of Being Earnest, é uma comedia escrita por Oscar Wilde -  um dos gênios da literatura. A experiência foi emocionante. 

Minha aventura passou por varias emoções. A primeira era a de estar num teatro em Londres. O que costuma ser parte do cotidiano das pessoas que moram na capital inglesa ou nas proximidades, para mim, era um evento único, que me fez sentir, de certa forma, mais ‘cult’, em meio a pessoas que sabem apreciar um bom programa cultural.  A segunda, a oportunidade de ver literatura bem ali, ao vivo, diante dos meus olhos, como se eu estivesse ao lado de Oscar Wilde enquanto ele escrevia aquela obra. Mais que uma espectadora, eu era, naquele momento, uma pessoa que podia ver a genialidade de Wilde - autor que não mostrava nenhuma dificuldade em satirizar as regras de comportamento da sociedade vitoriana. 
Katia, pouco antes do início da peça

Finalmente, minha emoção maior. Eu estava tendo o privilégio de poder assistir grandes atores britânicos em uma produção no estilo "uma peça dentro de uma peça " , que permite que atores mais velhos representem papeis mais jovens, mistura o ensaio final com o início da peca e mostra como funcionam os bastidores, a escolha e a disposição do cenário e o árduo trabalho dos atores para se adaptarem ao contexto da obra.  


A produção, em cartaz no Harold Pinter Theatre, está fazendo o maior sucesso em Londres

Impossível não se emocionar com todas essas coisas acontecendo ao mesmo tempo em apenas duas horas e meia de encenação: atores com muito profissionalismo; Londres, berço do teatro britânico; o teatro em si, nos moldes Shakespearianos; Oscar Wilde, o consagrado escritor; e eu bem ali, vendo tudo de camarote. "

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário