PASSEIO EM BATH, NA INGLATERRA


A cidade histórica de Bath é uma das jóias do Reino Unido. Aqui, os romanos se estabeleceram há cerca de 2000 anos, encantados com a fonte que jorrava um milhão de litros de água por dia - numa escaldante temperatura de cerca de 46 graus C ! Os romanos consideravam a fonte miraculosa; desde a Idade do Bronze o local era tratado como área de devoção à deusa Sulis, que os romanos identificavam como deusa Minerva. 

Os romanos construíram um reservatório para controlar o fluxo das águas e uma enorme piscina que atraíam visitantes de todo o Império Romano - todos interessados em se banhar ou beber as águas da fonte.

As ruínas dessas termas - cuidadosamente restauradas - atraem, anualmente, milhares de turistas do mundo inteiro à Bath, localizada no sudoeste da Inglaterra. Eu, Mike visitamos as Termas de Bath há dois meses - um passeio realmente sensacional !

As Termas Romanas - a maior atração de Bath
Outro ângulo das Termas e a cabeça da deusa Sulis/ Minerva
E não é que eu encontrei uns Romanos perdidos em Bath ?!!



Mas Bath oferece ao visitante muito mais que as Termas. A cidade é uma preciosidade da arquitetura georgiana - época do reinado dos reis Georges, de 1714-1830. Inspirado no Renascimento Italiano, na Grécia e Roma antigos, é um estilo que - paradoxalmente - buscou acabar com a ostentação demasiada, caracterizando-se por uma "elegância despretensiosa" . Pois bem: dois complexos arquitetônicos magníficos da cidade definem a época e esse estilo. São eles: o The Royal Crescent - um semi-círculo com 33 casas perfeitamente conectadas por colunas jônicas - e o The Circus , um círculo perfeito composto também por 33 casas. 



O lindo complexo arquitetônico The Royal Crescent, em Bath
O conjunto The Circus visto por trás das árvores centenárias
Tudo é lindo na cidade: detalhe do poste de luz

Foi ainda em Bath que viveu durante alguns anos a escritora Jane Austen. Quem adorou livros como "Razão e Sensibilidade" ou "Emma" tem que visitar o centro,  que leva o nome da escritora (eu fiz um post especial sobre o Jane Austen Centre aqui). 

Gostou? Compartilhe:

2 comentários:

  1. Olá Claudia ,
    Muito bacana este blog, parabéns! Tem muitas informações e curiosidades que considero importantes para como eu querem conhecer (ou se possivel um dia morar). Sou do Brasil e admiro muito a cultura deste povo. Há um tempo venho acompanhando seu blog e cada vez que acesso fico com mais curiosidades, é como se um tema levasse a outro tema e assim por diante. Aliás, posso enviar perguntas?

    Obrigada por tantas informações bacanas e importantes.

    Claudia - BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia ! Que bom que você gosta do blog ! A Inglaterra é mesmo um país lindo !! Pode escrever as perguntas sim - aqui nos comentários ou no email do blog . Bj

      Excluir