ENTRANDO NA TELA DE MONDRIAN


Semana passada tive uma experiência super bacana - me senti entrando numa das telas do holandês Piet Mondrian (1872-1944). Como foi isso? A exposição "Mondrian and His Studios", na Tate Liverpool, apresenta uma réplica do estúdio parisiense onde Mondrian viveu de 1921 a 1936 e que ele decorou como se fosse uma continuação de suas telas: paredes brancas, com retângulos coloridos e móveis cuidadosamente posicionados. Ou seja: entrar nessa recriação do estúdio do artista é como entrar em uma de suas telas - genial ! 

Seus quadros mais famosos são os que exibem linhas verticais e horizontais e retângulos ou quadrados nas cores azul, vermelho e amarelo - como essa da imagem acima,  "Composition with Yellow, Blue and Red", de 1937-42.  
Na Tate Liverpool, a fabulosa recriacão do estúdio de Mondrian - não resisti e tirei uma foto

A exposição da Tate Liverpool examina a evolução da arte  Mondrian - reconhecido como um dos ícones da arte abstrata da primeira metade do século XX - e os estúdios onde ele viveu e produziu suas obras: em Paris, Londres e Nova Iorque. A exposição é imperdível mesmo - se você estiver por aqui reserve um tempo para conferir a mostra, que vai até 05 de outubro. 


Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário