ORIGEM DOS SOBRENOMES BRITÂNICOS


A maioria dos sobrenomes britânicos guarda preciosas informaçōes de cunho geográfico, histórico e linguístico sobre as suas respectivas famílias, garante David McKie, colunista do jornal The Guardian, que lançou recentemente o livro What's in a surname? A journey from A to Z. Na publicação, ele explica que os sobrenomes dos britânicos podem ser, geralmente, encaixados em uma das seguintes categorias: aqueles que indicam a localidades onde os ancestrais da família inicialmente se instalaram  (como Bolton, Bradford); os que fazem referência a suas profissōes (como Baker (padeiro, em português) ou Butcher (açougueiro)), ou aqueles que representam alguma forma de apelido (como Stout ou Short). 

Segundo o autor, os sobrenomes oferecem ainda outras pistas sobre a origem geográfica dos ancestrais através - veja só - de seus sufixos e prefixos. Por exemplo: sobrenomes terminando em -son geralmente indicam raízes do norte do país; já os com sufixo -by, -thorpe ou -dale  podem indicar famílias que se estabeleceram na região central da Inglaterra. 

Um fato bem interessante que o livro revela é que apesar de muitos sobrenomes terem desaparecido e outros tantos terem surgido nos últimos 150 anos, os top ten mais frequentes sobrenomes britânicos de hoje em dia são os mesmos de 1853. E quais são eles? Bem, no topo da lista estão Smith, seguido de Jones e Williams. 

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário