LONDRES: SAATCHI GALLERY


O ex-marido da Nigella Lawson, Charles Saatchi, é poderoso: depois de fazer fortuna, na década de 80, como dono de uma das maiores empresas de publicidade da Inglaterra, ele se tornou um importante colecionador de arte e dono de uma badalada galeria de arte em Londres - a Saatchi Gallery. Dizem as más línguas que o espaço tinha mesmo que ter o nome do dono - Saatchi tem a reputação de ser super vaidoso ( além de, aparentemente, ser um marido violento, como mostram aquelas fotos com a Nigella).  


Saatchi Gallery, em Chelsea: espaço de arte contemporânea

Mas o que importa é a galeria, que eu e o Mike visitamos há pouco tempo. Localizada numa área nobre da cidade - na King's Road, diante do lindinho Duke of York Park, em Chelsea - , o prédio abriga acervo e exposiçōes de arte contemporânea, que Saatchi adora. Ele ficou famoso por ser patrono dos YBA (Young British Artists) -  grupo de jovens artistas britânicos que, em começo de carreira, se exibiam em conjunto na capital em meados da década de 80. Entre esses artistas estão hoje dois super peso-pesados do mundo das artes: Damien Hirst e Tracy Emin.

A galeria mantém uma proposta de apresentar ao público o trabalho de jovens artistas ainda desconhecidos ou de artistas internacionais que ainda não tiveram oportunidade de exibir suas peças no reino Unido. Bem, eles são desconhecidos até suas obras serem exibidas na galeria - como tudo que Saatchi toca vira ouro, os artistas passam de 'desconhecidos' a 'valiosos 'em menos de 24horas. 

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário