PRÉDIOS HISTÓRICOS SE REINVENTAM EM LIVERPOOL


Uma escola que virou showroom de carros de luxo e agora é centro cultural. O Correio Central que se transformou em shopping center. A primeira loja de departamento da Europa que virou hotel e, mais tarde, voltou novamente a ser uma tradicional loja de departamento. Muitos dos lindos e históricos prédios de Liverpool se renovaram e se adaptaram com o passar do tempo, adquirindo novas e muitas vezes, surpreendentes, funçōes. Um bom exemplo é a Liverpool Blue Coat School (essa da foto aí de cima), construída em 1717 - na minha opinião um dos mais lindos prédios da cidade. A escola foi criada para abrigar, em regime de internato,  crianças pobres que estudavam e aprendiam um ofício. Mas a escola cresceu tanto que, em 1906, foi transferida para outro local. 

No início do século XX o prédio teve vários proprietários e abrigou diferentes negócios, entre eles uma escola de arquitetura e um showroom de carros de luxo. Durante a Segunda Guerra Mundial, Liverpool foi maciçamente bombardeada e o prédio foi atingido. Finalmente, depois de muitas reformas, o Blue Coat (como é conhecido hoje) se transformou no final do século passado num espetacular centro cultural - um oásis criativo no coração da cidade, que fomenta a criatividade de artistas e atrai extenso público. São várias salas de exibição de arte plástica, espaço para palestras e workshops e apresentaçōes de música clássica e jazz. 


A linda fachada do shopping. E, por dentro, lojas
sofisticadas

Muitos outros prédios também se transformaram ao longo dos anos. Depois de uma reforma que consumiu £75 milhōes, o antigo prédio do Correio Central de Liverpool se transformou, em 2006, num shopping center pra lá de glamuroso - conhecido simplesmente como Met Quarter -, com lojas como Armani, Hugo Boss e LK Bennet, além de cafés e bistrôs. Construído entre 1894 e 1899, o prédio teve inspiração nos chateaux do Vale do Loire, na França. Duramente bombardeado durante a Guerra, o segundo andar foi totalmente destruído - a reforma re-construiu essa parte do prédio.




O prédio da tradicional M& S já abrigou o Compton Hotel 

Finalmente, o prédio que hoje abriga a tradicional loja de departamento Marks & Spencer, tem uma história interessante. O prédio foi construído para abrigar a primeira loja de departamento da Europa, em 1867: a Compton House - em 1867 (só cinco anos mais tarde Paris abriria a primeira loja do gênero, a Bon Marché). Depois se transformou em um hotel (o Compton Hotel), e mais tarde, em 1928, virou a M &S.

Existem muitos outros exemplos de outros prédios históricos que se reinventaram para sobreviver - não somente em Liverpool, mas em muitas outras cidades na Inglaterra.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário