VISITA À SOTHEBY'S EM LONDRES


Para quem gosta de arte, um dos passeios mais bacanas em Londres é visitar a Sotheby's, uma das melhores casas de leilão do mundo. Fundada em 1744, a Sotheby's produz vendas recordes, não apenas de obras de arte, mas também jóias, vinhos, tapetes, relógios e peças de mobiliário - tudo que reúna valor e interesse de colecionadores do mundo inteiro. Muitos tesouros já foram confiados à Sotheby's, como as jóias da duquesa de Windsor e a herança de Jacqueline Kennedy Onassis. 


A exposição das obras a serem leiloadas; a fachada na New Bond Street
e pausa para o almoço no restaurante da Sotheby's

As peças que vão ser leiloadas ficam em exposição aberta ao público durante alguns dias; a entrada é grátis. Eu e o Mike visitamos, na semana passada,  a exposição "Impressionist, Modern & Surrealist Art" - uma magnífica coleção com peças de Picasso, Chagall, Dali e Matisse, entre outros mestres. Conferi, no site, o resultado total do leilão das peças : impressionantes 163,5 milhōes de libras, a maior venda realizada na história da Sotheby's na capital inglesa !! O quadro "Le Boulevard Montmartre, matinée de primtemps" (1897), de Camille Pissarro, alcançou o melhor preço da noite: 19,6 milhōes de libras. Já a tela "L'Homme est en mer" (1889), de Van Gogh, obteve o melhor preço de uma obra do artista num leilão na cidade nos últimos 25 anos. 

Mas de onde vêm todas essas peças espetaculares? De colecionadores particulares (muitos dos quais permanecem anônimos) e do espólio de milionários. Para atrair o público certo, a Sotheby's tem filiais em 90 cidades de 40 países e realiza cerca de 250 leilōes em Paris, Nova Iorque, Hong Kong, Milão, Zurich, entre outras cidades. 

Além de leilōes, a Sotheby's realiza avaliaçōes de peças, publica uma revista e, prepara profissionais para uma carreira no mundo das artes, por meio dos programas de mestrado e doutorado no Sotheby's Institute of Arts.  Os cursos acontecem em Londres, NY e Los Angeles.

Em Londres, a Sotheby's localiza-se na 34-35 New Bond Street. 

Gostou? Compartilhe:

2 comentários: