DICAS: PÓS-GRADUAÇÃO NA INGLATERRA


Hoje estou publicando uma entrevista com o Walter Fabrício Silva Martins, que está vivendo o sonho de muita gente no Brasil: fazer pós-graduação na Inglaterra. Doutorando na área de genética animal na Universidade de Liverpool, ele mora na cidade há dois anos por meio uma bolsa da CAPES . "É uma experiência única", afirma ele, que vai permanecer na cidade até o final de 2015. Bem adaptado à vida por aqui, ele sugere abaixo passeios imperdíveis em Liverpool e revela dicas que não estão em nenhum guia de viagem - são aqueles segredinhos que apenas moradores antenados como ele conhecem. "Há lugares lindos na cidade" , garante.  

Qual a sua avaliação dessa experiência incrível - fazer doutorado fora do Brasil? 

É uma experiência única, embora no início algumas vezes me perguntava: o que estou fazendo aqui?  Hoje tenho completa certeza que fiz uma ótima escolha. Claro que no Brasil existem universidades e centros de pesquisa de alto nível. Porém, é incrível a oportunidade de estudar num país onde o sistema de ensino e a metodologia são bem diferentes do nosso.  


Fabrício na Inglaterra: participando de uma corrida beneficente de Natal;
futebol em Manchester e passeando em Cambridge

Como é a convivência com os colegas da universidade? 

Na Liverpool School of Tropical Medicine - onde desenvolvo meu projeto - existem estudantes de mais de 50 países. Então você é apenas mais um aluno estrangeiro. O ambiente de trabalho, além de proporcionar um aprendizado científico,  oferece uma imersão e troca de experiência com alunos com diferentes backgrounds culturais.


Como você descreveria Liverpool?

Adoro morar aqui ! Liverpool é um lugar alegre, amigável, festeira, mas com um clima péssimo -  o vento daqui quebra qualquer guarda-chuva... Mas a descontração da cidade compensa; o clima fica sendo o de menos... As pessoas, com toda a sua simpatia e estilo próprio, fazem de Liverpool um lugar único na Inglaterra.  


Do álbum do Fabrício: em Liverpool, a Marina e o Creamfields Festival.
Em Cambridge: passeio de barco no rio para
 conhecer as universidades

Então você é a pessoa certa para dar dicas de passeio na cidade...

Liverpool tem lugares lindos. O visitante não pode deixar de ir  aos pontos turísticos como a área do Pier Head onde estão localizados o Albert Dock, o Liverpool Museum e o Beatles Museum. 

Mas quem quiser conhecer um pub de verdade, que só os moradores locais frequentam, vale a pena conferir os seguintes pubs: o The Ship & Mitre; o Bier e o Cambridge.  Se você quiser aproveitar a vida noturna, a dica é a área da Concert Square, onde há casas noturnas para todos os gostos - e o melhor: a entrada em quase todos esses lugares é grátis. 

Se você tiver a sorte de passar por Liverpool em agosto, a dica é aproveitar um dos maiores festivais de música eletrônica da Europa ( "Creamfields"). Fui na edição passada - vale muito a pena! Os maiores DJs do mundo vão estar por aqui. 

Um dos eventos mais legais que presenciei em Liverpool foi o festival de marionetes gigantes, em 2012. Com marionetes de até 15 metros , as ruas da cidade se transformaram em um grande teatro ao ar livre. Espero ver novamente antes do retorno ao Brasil.   

Mas o meu lugar favorito na cidade fica do lado oposto de toda a badalação de turistas à procura dos Beatles. No Queen`s Dock onde existe um longa ciclovia às margens do rio Mersey - que banha a cidade - ) onde no  VERÃO você encontra pessoas tomando sol de biquíni, lendo jornal, livros.

Que outras cidades você visitou no Reino Unido?  

Como na Inglaterra os feriados não são muitos, apenas três vezes por ano, não dá para ficar viajando muito. Além disso as passagens de trem nem sempre são baratas. Mas estudantes podem fazer o Railcard e ter desconto de 25% na tarifa. Mas ainda assim, ir a cidades como Cambridge pode custar até 80 libras. 

Mesmo assim já visitei Cambridge, Chester, Manchester, Bath e Londres. O Lake District e Highlands estão nos meus planos para esse ano. 

Dê uma dica para o leitor que está planejando estudar na Inglaterra.

Minha primeira dica é pesquisar o estilo de vida de cada cidade pretendida; isso faz diferença para se adaptar. Escolha uma cidade que pareça com seu estilo, pois as cidades são muito diferentes umas das outras. Por exemplo, se voce é do tipo caseiro, Cambridge é uma ótima cidade, mas se é daqueles que nunca dormem e gostam de agitação, Manchester, Londres e Liverpool são perfeitas. 

Outra dica: compre a carteira de estudante (NUS card) e o railcard. Com esses cartões você poderá ter desconto de 20 a 25%  em muitos serviços e até mesmo sanduíche grátis no McDonald`s. 


E, principalmente, deixa a saudade de casa de lado e viva uma nova história! Aproveite esse tempo para novos aprendizados, fazer novas amizades e conhecer novos lugares.  Mas se a saudade apertar, Liverpool tem três restaurantes brasileiros e o seu próprio carnaval brasileiro, então estamos sempre em casa!     


O processo para conseguir uma bolsa de estudo é muito complicado?

A minha bolsa foi concedida pela CAPES através do programa BEX - na época não existia o projeto Ciência Sem Fronteiras. A bolsa foi obtida a partir da submissão do projeto de pesquisa, que tinha como principal critério a impossibilidade de desenvolvimento do projeto integral ou parcial no Brasil. A seleção da bolsa de doutorado (nesse sistema anterior ao Ciência Sem fronteiras) teve cinco etapas; o resultado final foi publicado após 8 meses da solicitação.  Porém,  essas  regras não se aplicam mais  no novo método de solicitação  de  bolsas.  A  melhor  forma  de  saber  as  últimas  regras  é  consultar  o  site  do  CSF

Gostou? Compartilhe:

3 comentários:

  1. Oi, Cláudia, tudo bem?
    Encontrei seu blog em busca de informações sobre Manchester. Provavelmente eu e meu marido moraremos lá por cerca de 2 anos durante uma pós que ele irá fazer. Poderia me auxiliar em uma questão? Iremos levar duas gatas de companhia e estou providenciando a documentação exigida pela Inglaterra. Provavelmente, chegaremos a Londres e quero ir para Manchester com trem. Você sabe me dizer se é possível levar as gatas durante o percurso de trem? Encontrei informações muito divergentes na internet... Desde já te agradeço! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nê ! O site da National Rail oferece informaçōes sobre como transportar pets em viagens de trem. Leia aqui: http://www.nationalrail.co.uk/stations_destinations/luggage_animals.aspx
      Boa viagem !
      Claudia

      Excluir
    2. Oi, Cláudia! Muito obrigada pelo rápido retorno!
      Vanessa

      Excluir