CIDADES IMPERDÍVEIS NA INGLATERRA


Muitos amigos e leitores me perguntam dicas sobre quais cidades visitar na Inglaterra - quais eu realmente recomendo. Por isso, hoje produzi uma lista muito pessoal das cinco cidades imperdíveis no país; aquelas que adoro e pretendo visitar novamente. Essa lista não contempla vilarejos - pequenos e pitorescos - apenas cidades de tamanho médio/ grande. (Num outro post prometo fazer um ranking dessas cidadezinhas lindas).  Ah, outra ponto importante: Londres é hors concours - como visitar o país e não incluir a capital?

Talvez a minha cidade favorita seja Oxford, a cerca de uma hora de trem de Londres. E por que gosto tanto? Primeiro porque é uma cidade lindíssima. Dominada pela tradicional universidade, é repleta de estudantes, que circulam pelas ruas pedalando suas bicicletas. Você tem vontade de sair fotografasndo tudo, especialmente os prédios da universidade. E os passeios? Bem, além do Ashmolean Museum, que sempre oferece exposiçōes espetaculares, uma dica muito bacana é o Blenheim Palace, onde nasceu Winston Churchill.

Liverpool (norte do país) merece lugar destaque na lista - e não apenas porque é onde vivo (rs).  Liverpool ostenta uma arquitetura espetacular - especialmente os prédios do final do século XIX.  São 2500 (!) construções identificadas e preservadas pelo Governo por seu valor histórico, arquitetônico ou cultural. Os museus e galerias da cidade também são interessantíssimos. E, claro, há dezenas de passeios que giram em torno dos Beatles.


Em cima: Brighton.  Da esquerda: York e Oxford
Stratford-Upon-Avon, cidade natal de Shakespeare, tem que estar na lista de qualquer pessoa que se interesse por literatura. Localizada na lindíssima região de Cotswolds (que já descrevi aqui), Stratford é uma bucólica cidade de cerca de 24 mil habitantes, que se desenvolveu a partir da fama de seu filho mais pródigo. 


York, fundada pelos romanos, é belíssima.  Dominada por muito anos pelos vikings, a cidade apresenta ainda ruínas de uma castelo medieval - ou seja: visitar York é passear no túnel do tempo. 

Completo a lista das top five com uma dica do Mike, que me disse para incluir Brighton, na costa sul da Inglaterra. Repleta de galerias de arte, cafés e restaurantes badalados, a cidade atrai muitas celebridades por seu clima boho-chic.



Gostou? Compartilhe:

9 comentários:

  1. Oi Claudia! Sou moradora de Curitiba - PR e em julho irei para a Inglaterra passar um ano e dois meses. A notícia da viagem veio em outubro e desde então descobri seu blog e vira e mexe leio algumas de suas postagens. Vou estudar e morar em Birmingham e gostaria de saber se você conhece a cidade e tem algumas dicas para me dar.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna ! Não conheço Birmingham ainda não; mas está na minha lista. So many cities, so little time... rs Mas sei que é uma cidade muito interessante - a segunda da Inglaterra. Tente o o oficial visitor website para a cidade:http://visitbirmingham.com.
      Bj

      Excluir
    2. Claudia, obrigada pela ajuda... Vou ficar esperando um post sobre ela, rsrs.
      Beijão

      Excluir
  2. Oi Cláudia, muito legal o post e o blog! Parabéns!
    Dá uma olhada no Comer, Dormir e Viajar. Lá temos alguns posts sobre cidades na Inglaterra também. Gostaremos muito da visita!
    http://comerdormireviajar.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Adorei o blog, sempre dou uma olhadinha nele quando há locais novos que quero conhecer!

    Gostaria de adicionar uma cidade a sua lista, é na verdade mais um vilarejo, bem pequenininho, localizado na Isle of Wight e é simplesmente encantador, chama-se Godshill!! Aliás a ilha toda é ótima para conhecer, boa dica para quem quer viajar agora no inverno com preços mais acessíveis por estar fora da temporada!

    Escrevemos sobre no blog:
    http://partiu.github.io/blog/2014/11/02/descobrindo-isle-of-wight/

    Beijão =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Grazi! Valeu a dica - quem sabe visito esse vilarejo em 2015? Bj!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Claudia! Achei seu blog ao procurar por Cotswolds e Chester e Conwy. Eu gostaria de usar umas 3 noites fora de Londres para conhecer lugares que impactassem visualmente, com bela arquitetura, que seja gostoso de passear sem necessariamente ter grandes atrações para entrar. Aí cheguei naquelas duas opções. Qual você acha mais interessante, a dupla Chester e Conwy, ou as Cotswolds? Sei que é algo subjetivo, mas gostaria de saber mesmo assim. Se puder, compare também com York. Pelo Street View, achei Chester mais bonita (mais por causa das Chester Rows), mas vejo tanta gente falando de York que queria um comparativo se fosse possível. Agradeço antecipadamente!

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos ! Eu acho que o impacto visual-arquitetônico de Chester e York bem semelhante - ambas são cidades históricas romanas e absolutamente lindas !
      Já Cotswolds oferece um impacto visual diferente. A região é repleta de lindo vilarejos pitorescos, compondo uma linda paisagem rural.
      Devo completar dizendo que transporte público (trem/ ônibus) para York ou Chester é bem mais fácil que nas cidadezinhas de Cotswolds. Acredito que o visitante aprecia mais a região de Cotswolds se decidir viajar de carro.
      Bom passeio !

      Excluir