PRÉDIOS ESQUECIDOS DE LIVERPOOL


Um projeto muito bacana que eu conheci recentemente é o Hidden Liverpool, que pretende resgatar a história de muitos prédios desativados ou abandonados pela cidade. Para quem não sabe, Liverpool tem uma quantidade enorme de prédios antigos; 2500 foram cuidadosamente identificados e seu valor histórico e arquitetônico preservado - são os chamados 'listed buildings'. Mas muitas outras construçōes (como cinemas, pubs e armazéns) parecem que foram esquecidas pelo poder público e pelos moradores.

É aí que entra o papel do Hidden Liverpool: encorajando os moradores a não esquecer esses prédios antigos. Como isso é feito concretamente? A primeira fase do projeto foi organizar entre os moradores uma competição fotográfica - cujo tema era, claro, prédios abandonados. As melhores imagens  foram reunidas na exposição People's City, que visitei recentemente. Alguns prédios são realmente lindos - dá pena de estarem desativados. 


Exposição de fotografias dos prédios esquecidos de Liverpool
O segundo passo são as Walking Tours - guias voluntários estão promovendo caminhadas até esses prédios e contando um pouco da história do local. Por fim, a terceira fase do programa inclui as Conversation Series - encontros em que são debatidos projetos semelhantes que estão acontecendo em outras cidades do Reino Unido. Nada como a troca de experiência para aprender mais sobre como proteger e manter prédios antigos - que fazem parte da história da cidade. A idéia é estimular a comunidade a pensar em possibilidades de reabilitação desses prédios: como trazer vida a um prédio esquecido? Como buscar recursos para viabilizar a preservação do prédio?

Gostou? Compartilhe:

Um comentário:

  1. Adoro essas coisas.Eu fico imaginando as pessoas que iam ali, as roupas que usavam...Adoro!

    ResponderExcluir