DESAFIOS NA UNIVERSIDADE BRITÂNICA


Fazer dois cursos na University of Liverpool ( um sobre Marc Chagall e o outro sobre os romances de Jane Austen) tem me oferecido um desafio e uma oportunidade. O desafio é, claro, linguístico: por mais fluente que eu seja, não sou nativa. Descobri que oferecer, em inglês, em plena sala de aula e na frente de 22 coleguinhas britânicos, uma interpretação sobre a arte do mestre russo não é tão fácil quanto conversar com o Mike no dia-a-dia (rs). 

Já a oportunidade tem sido poder contribuir às discussōes em sala de aula oferecendo um olhar bem brasileiro - todos os outros alunos e as duas professoras são britânicas. Além disso, tento, quando surge a oportunidade, oferecer um pouco do Brasil aos interessados. Um exemplo: quando a professora do curso de arte (Dr Judith Walsh) me contou que não conhecia muito sobre arte moderna brasileira, imediatamente me ofereci para enviar, por email, uma imagem de uma pintura brasileira. Escolhi Abaporu, de Tarsila do Amaral (foto ao lado) - que foi contemporânea de Chagall - e sugeri um site em inglês com referências sobre essa específica obra da brasileira. Dr Jones adorou e, gentil, me entregou um recorte do jornal The Observer com uma matéria sobre a exposição de Mira Schendel , na Tate Modern, em Londres. 

Essa troca de experiências é muito bacana; pretendo continuar fazendo isso. Quero muito saber se a professora de literatura e meus colegas conhecem o mestre Machado de Assis... 

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário