Muita gente me pergunta se os protestos que acontecem no Brasil são semelhantes ao que aconteceram na Inglaterra, especialmente em Londres em 2011, quando jovens depredaram e saquearam com violência lojas e shoppings, roubando produtos eletrônicos e roupas. Segundo os especialistas, naqueles protestos na capital inglesa não havia objetivo ou agenda política ; representavam a resposta de jovens da periferia, muitos desempregados, à margem da sociedade de consumo.
Esses saqueadores ingleses, ainda segundo os estudiosos, não podem e não devem ser confundidos com os participantes de outros movimentos que existem no Reino Unido, organizados e motivados pelo ativismo político. Os participantes do Occupy London , por exemplo, protestam contra as desigualdades e injustiças sociais e lutam por uma nova ordem econômica. Eles acampam sempre na frente de símbolos da cidade, como a St Paul's Cathedral, ou símbolos do capitalismo, como a Bolsa de Valores. O movimento parece ter menos força agora, mas protestos ainda acontecem, como o marcado para o dia 16 de agosto, em que os manifestantes prometem acampar em frente à West Burton Power Station, em Londres.
Protesto na Irlanda do Norte em junho |
Motivação política é o que moveu também, em junho, os protestos que aconteceram contra a cúpula do G8, esse ano reunidos em Belfast, na Irlanda do Norte. Os manifestantes - especialmente ambientalistas e sindicalistas - carregavam cartazes e gritavam palavras de ordem contra a reunião dos líderes da Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Rússia.
Gostou? Compartilhe:
0 comentários:
Postar um comentário