PROTESTOS NA INGLATERRA E BRASIL : O QUE ELES TÊM EM COMUM?

Muita gente me pergunta se os protestos que acontecem no Brasil são semelhantes ao que aconteceram na Inglaterra, especialmente em Londres em 2011, quando jovens depredaram e saquearam com violência lojas e shoppings, roubando produtos eletrônicos e roupas. Segundo os especialistas, naqueles protestos na capital inglesa não havia objetivo ou agenda política ; representavam  a resposta de jovens da periferia, muitos desempregados, à margem da sociedade de consumo. 

Esses saqueadores ingleses, ainda segundo os estudiosos, não podem e não devem ser confundidos com os participantes de outros movimentos que existem no Reino Unido, organizados e motivados pelo ativismo político. Os participantes do Occupy London , por exemplo, protestam contra as desigualdades e injustiças sociais e lutam por uma nova ordem econômica. Eles acampam sempre na frente de símbolos da cidade, como  a St Paul's Cathedral, ou símbolos do capitalismo, como a Bolsa de Valores. O movimento parece ter menos força agora, mas protestos ainda acontecem, como o marcado para o dia 16 de agosto, em que os manifestantes prometem acampar em frente à West Burton Power Station, em Londres. 


Protesto na Irlanda do Norte em junho

Motivação política é o que moveu também, em junho, os protestos  que aconteceram contra a cúpula do G8, esse ano reunidos em Belfast, na Irlanda do Norte. Os manifestantes - especialmente ambientalistas e sindicalistas - carregavam cartazes e gritavam palavras de ordem contra a reunião dos líderes da Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Rússia. 

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário