COMO A INGLATERRA EVITA CORRUPÇÃO PARTE 1


É complicado tentar explicar para o Mike - que é inglês - o tamanho da encrenca que acontece no Brasil. Ele fica espantado não apenas com a má qualidade dos serviços públicos na área da saúde, transporte e educação, mas também com o nível de corrupção. "Como é que a situação chegou a esse ponto? ", me pergunta. Na Inglaterra, uma das maneiras de evitar a corrupção é uma política de transparência e prestação de contas, como eu já disse aqui
Vou tentar explicar, com um exemplo, como essa transparência acontece concretamente. O sistema de transporte público de Liverpool, onde moro, é administrado pela Merseytravel, agência do município. Pois bem, essa agência mostra ao cidadão e contribuinte todos os detalhes do gerenciamento da rede de transportes - que é complexa pois integra inúmeras linhas de ônibus, trens e metrô. E como ela faz essa prestação de contas? Por meio de dois instrumentos: uma página na Internet interativa e super completa e fóruns de debates regulares reunindo, ao vivo, os usuários com representantes do governo onde tudo relacionado à prestação do serviço é discutido. (Se o contribuinte desejar, pode ainda solicitar uma audio tape dessas reuniōes.) 

Ou seja: o cidadão têm acesso aos dados sobre concorrências públicas, condiçōes de contratos, cálculos de custo da passagem e tudo mais. E a sociedade fica mesmo de olho em tudo. Problemas tão comuns no Brasil, como atrasos dos ônibus, má conservação de veículos e superlotação simplesmente não são tolerados pelo povo e são sempre apontados pela mídia.

Com essa política de transparência e prestação de contas, fica mais difícil se estabelecerem cartéis ou irregularidades em licitaçōes - e, consequentemente evitam-se possíveis tentativas corrupção. Quem sai ganhando é o povo, com um serviço de qualidade (não apenas no transporte, mas em outras áreas) e por um preço justo. Por isso mesmo, o  Reino Unido conquistou recentemente um honroso 17 o lugar no ranking das naçōes que apresentam menor nível de corrupção no mundo, segundo a ONG Transparency International , que apresenta anualmente uma lista que avalia os índices de corrupção no setor público de 176 países do mundo.

Leia também: 

Como o Reino Unido combate a corrupção
Como é o transporte público na Inglaterra?

Gostou? Compartilhe:

3 comentários:

  1. Oi claudia tudo bem?
    lendo esse post, sinto a mesma coisa, é mto difícil explicar o pq, já me perguntaram se era somente por causa da copa ou q era loucura brigar por 20 centavos. é impossivel tbm p nós entender pq deixamos chegar a esse ponto, pq não acordamos antes

    ResponderExcluir
  2. Oi Regiane ! Espero, de todo o coração, que essa mobilização toda produza algum resultado concreto...

    ResponderExcluir
  3. eu tbm, acho q em mtos lugares está faltando foco (minha cidade), alguns estão levando na brincadeira, isso é mto triste.
    mas conseguimos fazer o mundo nos olhar sem ser carnaval, mulheres seminuas, samba, isso é um lado bom tbm...

    ResponderExcluir