O MAIOR SEGREDO DA INGLATERRA?


Será esse o mais bem guardado segredo da Inglaterra? Segundo o recém publicado livro The King’s Deception, de Steve Berry, a rainha Elizabeth I, que reinou no século XVI,  na verdade - vejam só ! - teria morrido aos 10 anos de idade e sido substituída por um jovem plebeu - que foi coroado e viveu como se fosse a verdadeira monarca por toda a sua vida.

O livro defende a seguinte teoria: aos 10 anos de idade, Elizabeth ficou seriamente doente.  Por determinação de seu pai, o rei Henrique VIII, foi levada para a pequena cidade de Bisley (na região rural de Cotswolds), para se recuperar. No entanto, o pior aconteceu: a jovem princesa não resistiu e faleceu. Temendo a reação e ira do rei,  quando soubesse da notícia da morte de sua filha favorita, a governanta da princesa (Lady Kat Ashley) e seu tutor ( Thomas Parry) decidiram armar a farsa. Um jovenzinho do vilarejo assumiu a identidade da princesa e assim permaneceu até sua morte.  Henrique VIII nunca teria desconfiado da verdade.


A atriz Cate Blanchett viveu Elizabeth nas telas

A farsa teria dado certo porque Elizabeth era uma menina muito tímida, que jamais falava diretamente com seu pai, um homem de temperamento muito difícil. Segundo o livro, o rei - que já havia mandado decapitar a própria mãe de Elizabeth, Ana Bolena, por adúltério - certamente teria ordenado a execução dos responsáveis pela saúde e bem estar de Elizabeth, se soubesse que a princesa havia morrido.  

Será essa a verdadeira história de Elizabeth, conhecida como a Rainha Virgem, que já foi celebrada em inúmeros livros, peças e filmes (encarnada por atrizes como Cate Blanchett e Helen Mirren) ?

Gostou? Compartilhe:

Um comentário: