É CARO MORAR NA INGLATERRA?


Essa foi a pergunta que um leitor me fez outro dia. Eu já expliquei que o custo de vista na Inglaterra é menor que no Brasil nesse post aqui. Mas pensando se poderia acrescentar ainda algo mais, me lembrei que o Alex Castro, do Papo de Homem, disse uma vez algo que assino embaixo: "Nos países ricos, as coisas são baratas e as pessoas, caras. No Brasil, é o oposto: as coisas são caríssimas, mas as pessoas (ou seja, os serviços que elas prestam) sempre estiveram  a preço de banana".

Concordo plenamente. 

Aqui na Inglaterra é assim mesmo.: roupas e comida de supermercado - só para mencionar dois produtos corriqueiros do nosso dia-a-dia - têm um preço justo, bem mais em conta, na minha avaliação, do que no Brasil. Em compensação, contratar um pintor, eletricista, ou simplesmente fazer as unhas ou se depilar custa caro. Empregada, então, é um luxo que nem passa pela cabeça da classe média. Todo mundo faz tudo sozinho, em casa - é a filosofia do Do It Yourself, (Faça você mesmo). Você compra o material, se precisar de uma ajuda chama os amigos e parentes, e mete bronca.

De um modo geral, brasileiros que moram na Inglaterra ou ingleses que moram no Brasil concordam em pelo menos nisso: fazer compras no Brasil é caríssimo. A Tasha, uma britânica que registra suas impressōes da vida no Rio no blog Becoming Brazilian, aproveita as viagens à Inglaterra para fazer um estoque não apenas de roupas, mas também fraldas, presentes para os amigos e até pasta de dente. " It's so expensive to shop here (no Rio) " diz ela.  

Gostou? Compartilhe:

34 comentários:

  1. Boa Tarde, Eu me chamo Patricia, moro na perigosa cidade do Rio de Janeiro curso o último período de farmácia e tenho uma filha de 16 anos e um menino de 12 anos. Perdi minha mãe a 2 anos atrás e aqui no Brasil não tem nada que me prenda aqui. O Brasil o todo Brasil é muito perigoso e os políticos são uma vergonha. Todo mundo conhece alguém que foi assassinado e esta cada vez pior. Vc se esbarra com usuários de craque o tempo todo! Estou infeliz com toda essa situação, e não quero criar os meus filhos aqui no Brasil. Se que vc não me conhece, mas gostaria muito de uma orientaçào de você de como morar no país. Ñ me importo se for começar como faxineira ou ajudante de um salão de cabelos. Oque eu preciso é de quando chegar ao país eu tenha mesmo que seja uma kitnet pra eu e meus filhos ficarem. O bom seria uma empresa me contratar??? Aqui do Brasil é difícil encontrar empresas que contratem para trabalhar aí... Teremos que entrar como visto de turista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia. Pessoas que desejam morar no Reino Unido devem contactar a UK Border Agency (https://www.gov.uk/uk-border-agency). Existem diversos tipos de vistos: para estudantes, para pessoas que vêm trabalhar (e já têm emprego garantido), para pessoas que casam com cidadão britânicos. É um processo longo que exige a apresentação de dezenas de documentos, entrevistas etc. Cheque o site e boa sorte !

      Excluir
    2. moro aki a 12 anos,a 4 anos faco planos para voltar ao brasil,mas o que me faz repensar a decisao e a violencia com certeza..por isso se quiser me add,,posso te passar muitas informacoes..abracos..elizeu_manchester@hotmail.com

      Excluir
    3. Serei sincero...NÃO VOLTE! Morei 10 ano na UE e sou casado com uma européia. Estou no brasil a 4 anos e no ano que vem voltarei para a UE. É IMPOSSÍVEL ADAPTAR-SE a rotina daqui meu caro. Da mesma forma que nem todos a verdade do que é morar fora, nem todos estão dizendo a realidade daqui.

      Excluir
    4. Concordo com o anônimo de cima... é quase impossível se adaptar novamente, com a cultura,rotina,e mentalidade do brasileiro... :( estou morando aqui há um ano e meio novamente, porem ano que vem estarei na Inglaterra novamente

      Excluir
    5. tenho sobrenome Gloucester vem de antigas realezas como faço para buscar descedencia.. reino britanico?

      Excluir
    6. Sobrenome Gloucester deve ter relação com a região homônima. leia no link aqui: http://www.surnamedb.com/Surname/Gloucester
      Boa sorte com a pesquisa !

      Excluir
  2. Oi, Claudia. Tudo bem? Coloquei um link para este post no FAQ do meu blog. Abraços!
    http://brummiebr.com/faq/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meliisa ! Bacana o seu blog ! Vamos trocar figurinhas, fazer uma perceria - que tal? Bj Claudia

      Excluir
  3. Oi td bem... Oq vc ne a concelha to querendo ir embora do brasil para inglaterra oq acha q devo fazer????

    ResponderExcluir
  4. Oii td bem oq vc me a concelha to querendo sair do brasil e ir morar ai na inglaterr oq vc acha q devo fazer...???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio. Pergunta difícil ; cada caso é um caso. Posso adiantar que a vida aqui não é fácil (como muita gente imagina ser), existe desemprego e a competição no mercado de trabalho é grande...

      Excluir
  5. Boa Noite! Estou querendo ir passar um tempo na Inglaterra ( a princípio um prazo de 6 meses). O que eu estou planejando fazer é juntar um dinheiro, que garanta minha passagem aérea de ida e volta e que também seja suficiente para eu alugar um quarto ou apartamento nos primeiros 2 meses e ter como me sustentar por esse período inicial de 2 meses. Não estou querendo ir para Inglaterra para realizar algum tipo de estudo ou conhecer algum lugar específico. Minha ideia é conseguir algum trabalho nos primeiros dias e continuar juntando dinheiro para poder me sustentar até o final dos 6 meses (dependendo de como estiver a situação no final deste período, poderei querer ficar mais). O meu objetivo é ir morar e me sustentar na Inglaterra, convivendo com os ingleses e aprendendo o idioma inglês fluente, que é o que eu realmente quero, além da grande experiência de vida que vou adquirir.
    Gostaria de saber a opinião de quem já tenha morado, ou mora, na Inglaterra à respeito dessa minha ideia geral. Se há possibilidades de eu realizar esta viagem e convivência de 6 meses da maneira que disse; à respeito das condições de trabalho e moradia no país.
    Qualquer tipo de dica ou informação é válida! Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua idéia depende muito de muita variáveis, especialmente: sua qualificação profissional (que tipo de trabalho vc está procurando?; tem experiência profissional na área?; tem diploma que comprove a qualificação ? ) e seu nível de inglês. Lembro ainda que a Inglaterra está saindo de uma recessão e a competição no mercado de trabalho não é fácil : com a expansão da União Européia muitos (mas muitos mesmo!) europeus de outras países têm vindo morar aqui em busca de emprego. Boa sorte com o projeto !

      Excluir
    2. Sou estudante. Terminei o Ensino Médio ano passado, e esse ano estou fazendo curso pré-vestibular. O curso que quero é Relações Internacionais, e por ser um curso muito concorrido, já quero ter um plano B, caso não conseguir ingressar na faculdade ano que vem. E minha ideia era ir pra Inglaterra apenas para adquirir experiência e aprender o idioma inglês (já que na área de trabalho do curso que quero é o mínimo que um profissional deve saber falar). Não tenho preferência pro trabalho e não sou graduado ou concursado em nada. Quero ir apenas para me sustentar. Obrigado pela atenção!

      Excluir
  6. Olá gostaria de saber na inglaterra tenque pagar os estudos das crianças ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgani ! A maioria das crianças estuda em escolas da rede pública. Mas há escolas do ensino privado também, é claro.

      Excluir
  7. para iniciar morando de aluguel é caro ? tem móveis nas casas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgani. Há aluguéis de todos os preços na Inglaterra; depende da região do páis; ou da cidade onde vc deseja morar, ou ainda do bairro na cidade. Há opçōes de imóveis com ou sem móveis.

      Excluir
  8. Oi Claudia, eu e minha familia temos vontade de sair do Brasil, morar na Inglaterra, VC recomendaria?sabemos da competição pelo trabalho que existe, e que ha dificuldades como em qualquer lugar,porém as vantagens são melhores com certeza que no Brasil, não temos medo de encarar o trabalho, e nem frescuras, Oque acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarice sua ideia é muito boa como certeza lá na Inglaterra vc ganhará mais dinheiro que aqui no Brasil porém no começo é complicado como muito difícil mas vale apena tentar vc já fala o idioma de lá porque aprender a falar inglês é primordial para tentar ir morar na Inglaterra se vc quiser dê uma olhada nesse curso pode te esclarecer alguma dúvida. http://bit.ly/inglesfacildefalar

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Oi pessoal, me chamo Anderson e sou estudante de Direto no Brasil, estou pensando muito em ir morar na Inglaterra, sei que meu curso não irá adiantar de muita coisa em outro país, mas queria saber noções sobre empregabilidade no País, já que se um dia eu sair do Brasil para morar na Inglaterra terei que ter um emprego para me sustentar, queria saber também algumas noções sobre faculdades, enfim, se alguém puder me ajudar com informações sobre o País ficarei muito grato!
    Quero aproveitar para lembrar que não pretendo ficar no Brasil pois estou insatisfeito com a política em geral e com a criminalidade do País, tudo está fora de controle, a ponto de alguns professores comentarem em sala de aula que "O BRASIL, SÓ OUTRO" Por esses e alguns outros motivos não pretendo ficar aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  11. Ola me chamo Suéli e gostaria tmb de ir embora do Brasil. Minha intenção é trabalhar e morar fora, nao pretendo estudar la. Sera que é muito dificil o visto pra moradia la? quanto gasto no total tipo ida e permanencia ate arrumar um emprego no pais? me ajudem por favor. ficarei mt grata.

    ResponderExcluir
  12. Ola me chamo Suéli e gostaria tmb de ir embora do Brasil. Minha intenção é trabalhar e morar fora, nao pretendo estudar la. Sera que é muito dificil o visto pra moradia la? quanto gasto no total tipo ida e permanencia ate arrumar um emprego no pais? me ajudem por favor. ficarei mt grata.

    ResponderExcluir
  13. Olá. Boa noite, me chamo Americo e gostaria de saber se tem como eu trabalhar na Inglaterra com o diploma de engenheiro civil, e um ingles fluente, se sim gostaria de saber o que preciso fazer para que isso aconteça. Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei o seu Blog. Sou Brasileira com duplacidadania Portuguesa e casada com um médico Brasileiro. Estou querendo morar com a minha filha na Inglaterra, gostaria muito de dicas de escolas. Por favor se puder me dê o seu email ou Facebook. fernandakhodari@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!! É possível arranjar emprego informal na Inglaterra com visto de turista? Para se manter os 6 meses de estadia....Nos EUA no papel é proibido, mas é possível e fácil de arranjar. Claro que sei que se a imigração pegar já era, mas não custa nada tentar

    ResponderExcluir
  16. boa tarde, Estou indo pra Liverpool mes que vem e tenho uma pergunta: Poderia por gentileza, dizer qual é o custo para um Casal em LIVERPOOL? Sem regalias, somente o basico (Alimentação, vestuario, gasolina, seguro, aluguel... grato.

    ResponderExcluir
  17. tenho vontade de ir morar na Inglaterra,mais não sei que órgão procuro pra fazer isso ,alguém pode me ajudar com umas dicas?

    ResponderExcluir
  18. Olá Claudia; eu e minha família estamos amadurecendo a ideia de viver 1 ano em algum país de língua inglesa. Somos eu, meu marido e dois filhos (12 e 26 anos). Sabendo que é muito caro viver em Londres, conhece alguma cidade próxima onde viver seria mais barato e nos daria acesso a explorar também as possibilidades da capital? Eu e meu marido queremos aprender a língua. Temos como garantir boa parte de nossas despesas. Grata. Fátima Moura

    ResponderExcluir
  19. Olá Claudia; eu e minha família estamos amadurecendo a ideia de viver 1 ano em algum país de língua inglesa. Somos eu, meu marido e dois filhos (12 e 26 anos). Sabendo que é muito caro viver em Londres, conhece alguma cidade próxima onde viver seria mais barato e nos daria acesso a explorar também as possibilidades da capital? Eu e meu marido queremos aprender a língua. Temos como garantir boa parte de nossas despesas. Grata. Fátima Moura

    ResponderExcluir
  20. o que seria um salário classe média alta na Inglaterra? Sei que o imposto come uns 34% do salario bruto e parece que não sobra muito mensalmente, e não terei 13° salário. Não quero me mudar para viver pior que vivo aqui em SP, tenho esposa e dois filhos de 2 anos. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  21. Morar na Inglaterra é e n é uma boa opção, por vários motivos,
    um dos motivos mais importantes é a "dificuldade" para arranjar amigos no país, principalmente se n falas a língua inglesa, muitos vao falar q n querem ter amigos mas ter amigos em algum país fora do brasil é praticamente obrigatório, além do mesmo poder te indicar pra alguma empresa vc pode até msm morar na casa dele se permitir kkk
    o ponto bom mais importante q acho é por ser um país da língua inglesa e ela ser a língua mais importante do mundo e também n estar em crise como em outros países pela europa a fora claro q n se compara ao brasil pq o brasil vcs sabem ne kkk n tem condições de comparar brasil com qualquer país em crise(se comparar a italia q é um país que esta em crise a uns anos e ainda continua 100000x melhor q o brasil em todos os aspectos)
    n saia do brasil se n tiver um plano já vi muitas pessoas saindo do brasil e dps se ...... em outros países por muito tempo.
    tens q calcular tudo pra ver se vale ou n a pena, ter um dinheiro extra ou pelo menos uma bolsa em faculdade/escola
    sair do brasil so com passagem ida e volta é questão de "vida" ou "morte" pois pode dar certo ou totalmente errado, ai vc tem q ver se vale a pena msm arriscar tudo pra ir pra outro país(por exemplo se vc está em uma situação muito precária só tem 2 mil reais e quer ir pra Inglaterra acho isso uma boa ideia pois n tem nada a "perder" já se vc tem uma família ou casa no brasil mas n é "rico" ou tem uma situação financeira boa nem adianta sair do brasil desesperadamente, vai com calma, nesse tempo estuda a língua se n souber e vai pesquisando sobre empregos, se começar em 2018 até 2019/2020 já ta tudo certinho além de ir pra la sem 1001 problemas pode conseguir um emprego daqui do brasil, se vc estiver na Inglaterra ilegalmente provavelmente eles vao ver e n te aceitaram(tem exceções é claro kkk)
    resumindo saia se tiver em uma situação ........
    se tiver com uma vida 70/100 e uer ira pra uma 90/100, estude sobre o país por uns 8 meses a 2 anos dps desse período só sair do país :)
    outra coisa q tenho q falar é n saia do brasil e ache q vai chegar na Inglaterra ganhando 2000 libras ou até mais por mês kkk isso é ilusão
    tens q ir com $ sobrando se n quer passar humilhação caso contrario acho bem difícil kkk
    mas isso vai de pessoa pra pessoa :)
    boa sorte a todos e lembre-se a grama do vizinho sempre é mais verde :D
    ;)

    ResponderExcluir