THE GLOBE: SHAKESPEARE EM LONDRES


Um programa que eu recomendo (mesmo!) a todo mundo que vem para a Inglaterra e gosta de literatura é assistir a alguma peça de Shakespeare. É uma experiência fascinante - já contei aqui.  Em Londres, vale muito a visita ao Globe Theatre, que apresenta sempre peças do  dramaturgo inglês. Nessa temporada primavera/ verão, você tem chance de assistir montagens de "Sonhos de Uma Noite de Verão", "MacBeth" e "A megera Domada", entre outras. Veja bem, não é o Globe original, onde o próprio Shakespeare apresentava suas peças. Esse teatro não existe mais, foi destruído por um incêndio, reconstruído, e, em 1642, durante o Puritanismo - que proibiu o funcionamento de teatros no país -, fechado e demolido. 

Esse prédio aí da foto é uma reconstrução, aberto ao público em 1997, pertinho de onde era o teatro original. Além das performances, o teatro oferece workshops, palestras, leituras de peças e cursos na área  - até mesmo um mestrado em Shakespeare's Studies, em parceria com o King's Colllege. 



Um pouco de história: no início do século XVI, companhias de teatro na Inglaterra se apresentavam em locais improvisados, geralmente pubs ou hospedarias. Somente em 1576 foi construída a primeira casa de espetáculos no país - o The Theatre, pelo diretor James Burbage, que tinha um grupo de teatro que se apresentava sempre no local. Cerca de cinco anos mais tarde Shakespeare se juntou à companhia, escrevendo peças (e atuando também !). O teatro era um tremendo sucesso, até problemas com a negociação com o leasing da propriedade obrigarem a trupe a se mudar para um outro endereço. Assim nasceu o The Globe - construído com a madeira do The Theatre, que foi literalmente desmontado. 

Durante 15 anos o The Globe apresentou, sempre com casa cheia,  todas as principais peças de Shakespeare. Em 1613, durante uma performance de Henrique VIII, o teatro pegou fogo. Como já disse acima, foi reconstruído e durante o Puritanismo, em 1642, com a proibição do funcionamento de teatros no país, fechado e demolido.

Leia também:

Stratford-Upon-Avon, cidade de Shakespeare
Shakespeare em Liverpool
O verão de Shakespeare na Inglaterra

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário